Defesa Civil do Rio Grande do Sul emite alerta para inundações

Temporais

Publicado em 09/07/2020 - 14:09 Por Anna Luísa Praser - Brasília

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu  alerta para a possibilidade de inundações, nesta quinta-feira (9),  em nove municípios gaúchos, entre eles a capital, Porto Alegre.

 

Nesta semana, um ciclone passou pelo estado e deixou um rastro de destruição em várias cidades.

 

Em Caxias do Sul, umas das atingidas, uma pessoa morreu e 20 ficaram desalojadas.

 

No município de São Sebastião do Caí, a inundação danificou 435 edificações, deixou 160 desabrigados e outros 1,7 mil desalojados. 38 famílias atingidas foram removidas para dois abrigos municipais.

 

Cruzeiro do Sul, outra cidade gaúcha, tem 200 desalojados por causa dos alagamentos em vias públicas, estradas e danos às residências.

 

Ao todo, 23 municípios do Rio Grande do Sul sofreram danos. As informações são da Defesa Civil do estado.

 

Em Porto Alegre, as equipes do Centro Integrado de Comando tiveram de desobstruir vias e resolver urgências relacionadas a riscos a pessoas e edificações. Foi preciso ainda, atender os desalojados, distribuindo colchão às vítimas.

 

A capital ainda registra alguns pontos de alagamento porque não houve o escoamento de água depois que os arroios de Sarandi e Tramandaí transbordaram na última terça-feira (7). De acordo com o coordenador do Centro Integrado de Porto Alegre, Coronel Marlon, ainda existe a chance de dois afluentes do rio Guaíba transbordarem. O órgão permanece em alerta.

 

Cerca de oito famílias de bairros localizados na região sul de Porto Alegre também tiveram que deixar suas casas.

 

Desta vez, as ocorrências foram menos potentes do que as registradas na semana passada, quando o chamado ciclone-bomba passou por regiões gaúchas e catarinenses e afetou centenas de residências,  deixando diversos desabrigados tanto no Rio Grande do Sul quanto em Santa Catarina.

 

A boa notícia é que o  ciclone extratropical, que estava sobre o oceano durante esses dias - e causou tantos transtornos – está indo embora,  dando lugar a uma massa de ar fria de origem polar na região.

 

Com isso, a expectativa é que as temperaturas caiam ainda mais. Existe, inclusive, a possibilidade de geadas no centro-oeste e norte gaúcho, no centro este catarinense e no sul do Paraná. As informações são do Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo