Mais de 2,5 mil pinguins buscaram refúgio em praias brasileiras neste ano

Fugindo do frio

Publicado em 19/07/2020 - 09:13 Por Anna Luísa Praser - Brasília

É comum encontrar espalhado pela areia da praia um pouco de algas, conchinhas e até siris. Mas você já imaginou caminhar pelo litoral e dar de cara com um pinguim, em pleno Brasil?

 

Pois é, a chance disso acontecer aumentou. É que de janeiro a junho deste ano, já foram encontradas 2.567 aves desse tipo, principalmente nos litorais de São Paulo e de Santa Catarina. Também há indícios de pinguins em praias cariocas. Este é o maior número registrado nos últimos cinco anos.

 

Se formos fazer um comparativo entre os seis primeiros meses do ano de 2019 e 2020, a diferença é ainda mais gritante: a migração de pinguins foi 30 vezes maior de janeiro a julho deste ano do que no mesmo período de 2019.

 

O levantamento foi feito graças ao Projeto de Monitoramento de Praias, financiado pela Petrobras, e que está presente em dez estados brasileiros. É o maior programa desse tipo no mundo e monitora mais de 3 mil quilômetros de praias do país.

 

E pasmem! A explicação para essas migrações é justamente para fugir do frio. Os pinguins-de-Magalhães, espécies que têm sido encontradas aqui, são comuns nas Ilhas Maldivas, Argentina e Chile. Essas aves deixam as temperaturas de inverno desses locais em busca de um clima mais tropical.

 

Apesar de parecer muito fofo encontrar pinguins por aí, a realidade não é tão legal. É que muitos deles têm sido descobertos debilitados e até mortos. A gerente de Licenciamento Ambiental da Petrobras, Daniele Lomba, conta um pouco da rotina dos times de resgate.

 

"As equipes atuam diariamente percorrendo as praias e resgatando animais marinhos que precisam de atendimento. Após a reabilitação, eles são devolvidos para a natureza". 

 

Todos os animais encontrados são avaliados e ganham até uma consulta com médico-veterinário quando é necessário.

 

Antes de serem devolvidos à natureza, os bichos recebem um tipo de identificação que possibilita que eles sejam reconhecidos e acompanhados caso reapareçam em outras regiões.

 

Além de pinguins, o projeto atende outros animais da fauna marinha. Todo o processo - desde o resgate até a reintegração desses animais  ao meio ambiente - é fiscalizado pelo Ibama.

 

Vale lembrar que, se por acaso você encontrar algum animal marinho, seja baleia, tartaruga ou até mesmos pinguins, não se aproxime deles, não tente pegá-los,  muito menos alimentá-los. Em vez disso, entre em contato com os órgãos competentes para que esses bichos sejam regatados e possam ter a chance de voltar para a casa sãos e salvos.

Últimas notícias
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo