Witzel prorroga medidas de isolamento no estado do Rio de Janeiro até 21 de julho

Rio de Janeiro

Publicado em 07/07/2020 - 15:11 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

As medidas de isolamento social no estado do Rio de Janeiro foram prorrogadas até o dia 21 de julho, por decisão do governador Wilson Witzel. No entanto, os municípios têm autonomia para estabelecer regras próprias.

 

De acordo com o decreto, publicado nesta terça-feira (7), as aulas presenciais das redes de ensino estadual, municipais e privadas permanecem suspensas, assim como atividades coletivas em cinemas, teatros e afins e o funcionamento de academias de ginástica.

 

O decreto mantém a recomendação às prefeituras fluminenses sobre a reabertura gradual de setores do comércio e da indústria, de acordo com as especificidades de cada cidade.

 

Os shopping centers e centros comerciais podem funcionar das 12h às 20h, com limitação de 50% da capacidade e com as praças de alimentação também podem reabrir, mas oferecendo apenas metade dos lugares.

 

Áreas de lazer, como recreação e cinemas, no entanto, devem permanecer fechadas.

 

Bares e restaurantes foram a autorizados a reabrir, com metade da capacidade, assim como os pontos turísticos, incluindo os de grande movimentação como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar.

 

As igrejas podem realizar reuniões presenciais, desde que seja observada a distância de 1 metro entre as pessoas.

 

E apesar de permitir o funcionamento dos parques, o governo ainda recomenda que a população não frequente praias e lagoas, exceto para atividades esportivas individuais. Já a prática de esportes de alto rendimento, incluindo as competições, estão autorizadas, desde que não haja público.

 

O decreto estabelece ainda que todos os estabelecimentos abertos devem seguir protocolos e medidas de segurança recomendadas pelas autoridades sanitárias, como assegurar o distanciamento entre as pessoas e disponibilizar álcool em gel 70%.

 

O uso de máscaras continua obrigatório em todos os estabelecimentos públicos ou privados.

Últimas notícias
Justiça

Barroso diz que respostas do STF a Elon Musk "é página virada"

O dono da X acusou o ministro Alexandre de Moraes de praticar censura com as decisões dos processos que investiga as milícias digitais e a tentativa de golpe de estado em 8 de janeiro de 2023.

Baixar arquivo
Saúde

Equipes de saúde da família vão receber entre R$ 24 e 30 mil este ano

O anúncio feito nesta quinta-feira pelo Ministério da Saúde faz parte da nova forma de financiamento da Estratégia de Saúde da Família.

Baixar arquivo
Justiça

Vítimas de bala perdida devem ser indenizadas pelo estado brasileiro

A decisão foi do plenário do Supremo Tribunal Federal na sessão desta quinta-feira (11). De acordo com os ministros da corte, Estados, Distrito Federal e União são responsáveis por mortes e ferimentos provocados nas ações de segurança.

Baixar arquivo
Política

Pacheco defende refinanciamento da dívida dos estados com a União

A ideia é a diminuição do valor devido com transferência de ativos dos governos estaduais para União, revisão de juros cobrados atualmente e contrapartidas de investimentos.

Baixar arquivo
Justiça

STF considera ilegal perfilamento racial em abordagens policiais

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (11) que é ilegal usar o chamado perfilamento racial nas abordagens policiais em todo o país.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro apresenta queda no número de casos de dengue

O estado registrou 87 mil casos de dengue e sete mortes. O pico das ocorrências foi entre 18 e 24 de fevereiro. A vacinação tem contribuído para diminuir a letalidade. 

Baixar arquivo