Witzel prorroga medidas de isolamento no estado do Rio de Janeiro até 21 de julho

Rio de Janeiro

Publicado em 07/07/2020 - 15:11 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

As medidas de isolamento social no estado do Rio de Janeiro foram prorrogadas até o dia 21 de julho, por decisão do governador Wilson Witzel. No entanto, os municípios têm autonomia para estabelecer regras próprias.

 

De acordo com o decreto, publicado nesta terça-feira (7), as aulas presenciais das redes de ensino estadual, municipais e privadas permanecem suspensas, assim como atividades coletivas em cinemas, teatros e afins e o funcionamento de academias de ginástica.

 

O decreto mantém a recomendação às prefeituras fluminenses sobre a reabertura gradual de setores do comércio e da indústria, de acordo com as especificidades de cada cidade.

 

Os shopping centers e centros comerciais podem funcionar das 12h às 20h, com limitação de 50% da capacidade e com as praças de alimentação também podem reabrir, mas oferecendo apenas metade dos lugares.

 

Áreas de lazer, como recreação e cinemas, no entanto, devem permanecer fechadas.

 

Bares e restaurantes foram a autorizados a reabrir, com metade da capacidade, assim como os pontos turísticos, incluindo os de grande movimentação como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar.

 

As igrejas podem realizar reuniões presenciais, desde que seja observada a distância de 1 metro entre as pessoas.

 

E apesar de permitir o funcionamento dos parques, o governo ainda recomenda que a população não frequente praias e lagoas, exceto para atividades esportivas individuais. Já a prática de esportes de alto rendimento, incluindo as competições, estão autorizadas, desde que não haja público.

 

O decreto estabelece ainda que todos os estabelecimentos abertos devem seguir protocolos e medidas de segurança recomendadas pelas autoridades sanitárias, como assegurar o distanciamento entre as pessoas e disponibilizar álcool em gel 70%.

 

O uso de máscaras continua obrigatório em todos os estabelecimentos públicos ou privados.

Últimas notícias
Cultura

Rádio Nacional do RJ pode ser declarada Patrimônio Imaterial do Estado

A Rádio Nacional do Rio de Janeiro poderá ser declarada Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial do Estado. Um projeto de lei, de autoria dos deputados estaduais Mônica Francisco, do PSOL, e Waldeck Carneiro, do PSB, foi aprovado na Assembleia Legislativa.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

SP usa pela primeira vez a queima controlada para prevenir incêndios

A experiência está acontecendo na Estação Ecológica Jataí na cidade de Luís Antônio, no interior de São Paulo.

Baixar arquivo
Política

Câmara dos Deputados elege novos membros da mesa diretora

O deputado Lincoln Portela, do PL de Minas Gerais, foi eleito nessa quarta-feira para o cargo de vice-presidente da Câmara dos Deputados.

Baixar arquivo
Saúde

Centro-oeste tem aumento de 165% dos casos de dengue

Os casos de dengue vêm crescendo no país. O centro-oeste lidera com mais de 855 mil casos prováveis da doença transmitida pelo Aedes Aegypti, segundo o Ministério da Saúde.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa alerta para publicidade ilegal de fórmulas infantis

Seis em cada dez farmácias e supermercados brasileiros infringem a legislação que regula o marketing de produtos que podem prejudicar a amamentação, diz pesquisa do Observa Infância.

Baixar arquivo
Saúde

Podcast Entrevista é Nacional: Maio Roxo e as doenças intestinais

A campanha Maio Roxo conscientiza a população sobre as doenças inflamatórias intestinais . O médico Idblan Carvalho detalha os sintomas, o caminho até o diagnóstico e o tratamento das doenças de Crohn e da retocolite.

Baixar arquivo