Belém Porto Futuro: capital paraense ganha parque sustentável na zona portuária

Belém Porto Futuro

Publicado em 13/08/2020 - 19:11 Por Manuela Castro - Belém

Logo na entrada, a fonte dá as boas-vindas ao novo complexo de lazer de Belém. A água por todo lado e o verde aliviam o calor da capital paraense. Tudo foi planejado levando em conta a sustentabilidade e a acessibilidade. Há anos a população reivindicava a revitalização da zona portuária da cidade.

 

O parque urbano Belém Porto Futuro fica numa região estratégica, ao lado do porto de passageiros da cidade, na Baía do Guajará, onde chegam barcos com centenas de pessoas todos os dias. A expectativa é que cerca de 8 mil pessoas passem pelo parque diariamente.

 

Esta é a primeira etapa de uma série de obras de revitalização da zona portuária de Belém. De acordo com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, o empreendimento vai movimentar a economia local.

 

O novo parque conta com espaços para exposição, shows e áreas para lazer infantil. A segurança será garantida com a instalação de um posto policial e sistema de monitoramento. O projeto também conta com uma bacia de escoamento de águas, para evitar alagamentos em épocas de chuvas.

 

Toda a infraestrutura foi pensada de forma sustentável, com instalação de lâmpadas LED, captação de água de chuva, além de coleta seletiva. Na cerimônia de inauguração do parque, o presidente Jair Bolsonaro destacou outros investimentos federais no estado do Pará.

 

O projeto de revitalização recebeu mais de R$ 34 milhões do governo federal.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo