Cariocas estão liberados para banho de mar, mas não podem permanecer na areia

Flexibilização na cidade do Rio

Publicado em 01/08/2020 - 12:58 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

O município do Rio de Janeiro entrou neste sábado (1º) na quinta fase do plano de flexibilização das atividades. A partir deste sábado está liberado o banho de mar, desde que os banhistas não permaneçam na areia. Essa proibição, no entanto, já vem sendo descumprida, mesmo com a atuação de agentes de segurança para impedir esse comportamento.

 

Os ambulantes vão poder trabalhar das 7h às 18h, nas praias, parques e praças. No entanto, continua proibido o aluguel de cadeiras e barracas; e eles só podem vender produtos industrializados, com exceção de bebida alcoólica.

 

O prefeito Marcelo Crivella anunciou também outras medidas, durante coletiva de imprensa no fim da tarde dessa sexta-feira, como uso de piscinas nos condomínios, hotéis e hostels.

 

A nova flexibilização também alcançou outros setores. Restaurantes, bares e lanchonetes vão poder estender o horário de fechamento de 11 horas da noite para 1h da madrugada.  Outra novidade é que os shoppings voltam a funcionar no horário normal de antes da pandemia: das 10h da manhã até as 10h da noite.

 

Crivella também confirmou a autorização para a reabertura das escolas particulares, a partir desta segunda-feira. Segundo ele, a posição da prefeitura do Rio é apenas autorizativa quanto aos protocolos e não cabe a prefeitura essa regulaçao.

 

O prefeito reforçou que não há data definida para retorno das aulas nas escolas municipais. Também foram anunciadas mudanças no funcionamento dos pontos turísticos, que poderão ampliar a capacidade de público de 1/3 para 50%, extensivo a aquário e zoológico privado, com os devidos cuidados previstos nas Regras de Ouro estabelecidas pela prefeitura para evitar a disseminação do novo coronavírus.

 

De acordo com a Prefeitura, as medidas foram tomadas após reunião com o conselho científico, formado por médicos e cientistas. As decisões são baseadas em indicadores como a velocidade da curva de contágio, ocupação de leitos e queda no número de óbitos.

Últimas notícias
Geral

Litoral nordestino tem previsão de chuva forte para esta quarta (25)

A área que representa maior risco começa em João Pessoa, segue por Recife e vai até o sul de Alagoas. Nessas regiões, a chuva pode ultrapassar 100 milímetros no acumulado do dia.

Baixar arquivo
Geral

Número de mortos em operação policial no Rio sobe para 25

Subiu para 25 o número de mortos em consequência da operação policial realizada nesta terça-feira na Vila Cruzeiro, no Complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Geral

Linha Amarela recebe blitz educativa com agentes da Operação Lei Seca

A ação, que ocorre no Rio de Janeiro, faz parte da campanha Maio Amarelo.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: homo e bissexuais são ao menos 1,9% da população brasileira

Quase 3 milhões de pessoas responderam pertencer a um desses dois quesitos em pesquisa inédita sobre orientação sexual. O número de cidadãos que preferiu não responder é maior: 3,6 milhões. Segundo pesquisadora, há possibilidade de subnotoficação.

Baixar arquivo
Economia

INSS paga segunda parcela do 13º de aposentados e pensionistas

Inicialmente, recebem a segunda cota do 13º aqueles que ganham um salário mínimo. Os que ganham acima disso recebem a partir do dia 1º até 7 de junho.

Baixar arquivo
Esportes

Vôlei de praia: oito duplas brasileiras estarão em etapa de Roma

Duda/Ana Patrícia, Bárbara Seixas/Carol Solberg, Rebeca/ Talita e Tatiana/Hegê, no feminino. No masculino, André Stein/George, Renato/Vitor, Alison/Guto e Bruno Schmidt/Saymon.

Baixar arquivo