Castanha típica do Cerrado é destaque em concurso de gastronomia

O único requisito é que a receita apresentada contenha o baru

Publicado em 17/08/2020 - 10:04 Por Maíra Heinen - Brasília

Castanha do Brasil, castanha de caju, amêndoas, nozes… Todas essas oleaginosas são bem conhecidas pelos chefes de cozinha. Mas um concurso de gastronomia elaborado para valorizar o Cerrado terá como ingrediente principal o baru, espécie de castanha típica do bioma.

Até o dia 25 de agosto, chefes profissionais ou amadores podem se inscrever no primeiro concurso de receitas do cerrado, com receitas de sobremesa ou prato principal.

A iniciativa integra a Segunda Jornada de Conhecimento Sabores e Saberes do Cerrado, promovida pelo Instituto Federal de Brasília.

Além do concurso, palestras, aulas-shows com chefes de cozinha e lançamento de livro trazem reflexões e debates sobre a sociobiodiversidade do segundo maior bioma brasileiro.

O concurso de gastronomia não tem taxa de inscrição e o único requisito é que a receita apresentada contenha o baru.

A professora de gastronomia do IFB e coordenadora do evento, Ana Paula Jaques, conta porque o baru foi escolhido como estrela dos pratos.

Nativo do Cerrado, nos últimos 20 anos, o baru vem sendo aproveitado como fonte de renda por inúmeros extrativistas e cooperativas. Mas, segundo os organizadores do concurso, ainda há um longo percurso para que a cadeia produtiva do baru seja mais inclusiva e sustentável. O concurso vem para identificar boas práticas no aproveitamento da castanha.

Ana Paula Jaques também explica como será feita a avaliação de cada participante, já que o concurso não será presencial.

O resultado final do concurso será apresentado no dia 11 de setembro, dia Nacional do Cerrado. Os vencedores vão receber um kit com produtos da Central do Cerrado e o livro "Frutos do Cerrado: 100 espécies atrativas para o Homo sapiens" do biólogo Marcelo Kuhlmann. As receitas vencedoras também farão parte da gastronomia do Museu do Cerrado.

Os eventos da Jornada Sabores e Saberes serão todos transmitidos ao vivo e podem ser acompanhados no canal da TV IFB, no YouTube.

Edição: Sâmia Mendes

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Dia D disponibiliza a crianças e adolescentes 18 tipos de vacinas

A campanha de multivacinação vai até o dia 29 de outubro e visa aumentar a cobertura vacinal no país, que tem caído desde 2015, quadro que se agravou durante a pandemia.

Baixar arquivo
Geral

Governo baiano aumenta gratificação por armas retiradas de circulação

O estado multiplicou por quatro a gratificação dada por cada arma retirada de circulação pelas polícias civil e militar. A medida, segundo o governador Rui Costa, é para valorizar a produtividade policial no enfrentamento à criminalidade.

Baixar arquivo
Saúde

STF restabelece exigência de passaporte da vacina em Macaé, no RJ

A decisão atende a pedido do município. Com isso, volta a valer o decreto que exige a apresentação do comprovante de vacinação contra a covid-19 para o acesso e permanência em estabelecimentos.

Baixar arquivo
Saúde

Rio suspende aplicação de dose de reforço contra covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde informou que a medida foi necessária porque houve mudanças no cronograma de entrega do imunizante da Pfizer. E que a vacinação só será retomada após a entrega de novas remessas.

Baixar arquivo
Saúde

Rio: Maré deve concluir campanha de vacinação em massa contra covid

O mutirão para aplicação da segunda dose teve início na quinta-feira (14) e está sendo realizado em clínicas da família e associações de moradores. A mutirão começou às 8h e segue até 17h. 

Baixar arquivo
Geral

INSS publica novo calendário para prova de vida

A obrigatoriedade da prova de vida está suspensa até o final deste ano. Os aposentados e pensionistas que não realizaram o procedimento continuam recebendo o benefício.

Baixar arquivo