Castanha típica do Cerrado é destaque em concurso de gastronomia

O único requisito é que a receita apresentada contenha o baru

Publicado em segunda-feira, 17 Agosto, 2020 - 10:04 Por Maíra Heinen - Brasília

Castanha do Brasil, castanha de caju, amêndoas, nozes… Todas essas oleaginosas são bem conhecidas pelos chefes de cozinha. Mas um concurso de gastronomia elaborado para valorizar o Cerrado terá como ingrediente principal o baru, espécie de castanha típica do bioma.

Até o dia 25 de agosto, chefes profissionais ou amadores podem se inscrever no primeiro concurso de receitas do cerrado, com receitas de sobremesa ou prato principal.

A iniciativa integra a Segunda Jornada de Conhecimento Sabores e Saberes do Cerrado, promovida pelo Instituto Federal de Brasília.

Além do concurso, palestras, aulas-shows com chefes de cozinha e lançamento de livro trazem reflexões e debates sobre a sociobiodiversidade do segundo maior bioma brasileiro.

O concurso de gastronomia não tem taxa de inscrição e o único requisito é que a receita apresentada contenha o baru.

A professora de gastronomia do IFB e coordenadora do evento, Ana Paula Jaques, conta porque o baru foi escolhido como estrela dos pratos.

Nativo do Cerrado, nos últimos 20 anos, o baru vem sendo aproveitado como fonte de renda por inúmeros extrativistas e cooperativas. Mas, segundo os organizadores do concurso, ainda há um longo percurso para que a cadeia produtiva do baru seja mais inclusiva e sustentável. O concurso vem para identificar boas práticas no aproveitamento da castanha.

Ana Paula Jaques também explica como será feita a avaliação de cada participante, já que o concurso não será presencial.

O resultado final do concurso será apresentado no dia 11 de setembro, dia Nacional do Cerrado. Os vencedores vão receber um kit com produtos da Central do Cerrado e o livro "Frutos do Cerrado: 100 espécies atrativas para o Homo sapiens" do biólogo Marcelo Kuhlmann. As receitas vencedoras também farão parte da gastronomia do Museu do Cerrado.

Os eventos da Jornada Sabores e Saberes serão todos transmitidos ao vivo e podem ser acompanhados no canal da TV IFB, no YouTube.

Edição: Sâmia Mendes

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Eleições 2020

Campanha eleitoral no Rio terá regras mais específicas

A medida foi publicada em edição extra do diário oficial e começa a valer em 31 de outubro. As normas variam de acordo com o cenário epidemiológico de cada cidade do estado. 

Baixar arquivo
Geral

Governo federal e de Roraima discutem situação de venezuelanos no país

Segundo Eduardo Néris, representante da Secretaria Especial de Assuntos Federativos, o compartilhamento dos custos com a migração será debatido nos ministérios e a tendência é entender os pleitos e elaborar junto à União as ações e medidas a serem tomadas.

Baixar arquivo
Segurança

Detentos do Pará são beneficiados com saidão do Círio

Durante os festejos do Círio de Nazaré, detentos do Pará têm o benefício da saída temporária. Neste ano, 477 deles deixaram temporariamente os presídios, sendo 296 com tornozeleira eletrônica. Por causa da pandemia, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária planejou saídas fracionadas em sete grupos para evitar aglomerações e preservar a saúde dos custodiados.

Baixar arquivo
Saúde

Obesidade afeta um em cada quatro brasileiros, revela IBGE

Os dados fazem parte do volume dois da PNS-Pesquisa Nacional de Saúde referente a 2019, divulgada nesta quarta-feira (21) pelo IBGE. A coleta de informações foi feita entre agosto de 2019 e março deste ano.

Baixar arquivo
Política

Sabatina de Kassio Nunes na CCJ pode durar até 10 horas, diz Tebet

Em seguida, a indicação é votada no plenário do Senado. Neste caso, são necessários para aprovação, ao menos, 41 dos 81 votos dos senadores. Se conseguir os votos, Kassio Nunes Marques vai ocupar a vaga deixada por Celso de Mello, que se aposentou neste mês.

Baixar arquivo
Política

Licença de Chico Rodrigues não altera processo, diz Campos

O Senador por Roraima, Chico Rodrigues, do Democratas, pediu afastamento do cargo por 121 dias, sem direito a receber salário. No pedido inicial, encaminhado à mesa do Senado ele havia solicitado uma licença de 90 dias.

Baixar arquivo