Funcionários dos Correios entram em greve por tempo indeterminado

Cerca de 100 mil empregados aprovaram a paralisação

Publicado em 18/08/2020 - 15:54 Por Anna Luísa Praser - Brasília

Funcionários dos Correios estão em greve por tempo indeterminado. A paralisação foi aprovada nessa segunda-feira (17) por cerca de 100 mil empregados em assembleias organizadas por sindicatos em todo os estados e no Distrito Federal.

A categoria luta contra a retirada de direitos, a privatização da empresa, melhores condições de trabalho, principalmente relacionadas aos cuidados com a saúde dos trabalhadores frente a pandemia causada pelo novo coronavírus.

De acordo com a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas do Correios e similares, a Fentect, as tentativas de negociações com a direção dos Correios começaram em julho desse ano, sem sucesso.

A entidade afirma que no início de agosto, o acordo coletivo, que estaria em vigência até 2021 foi revogado. Das 78 clausulas, 70 foram retiradas, entre elas as que garantiam direitos como 30% do adicional de risco, vale alimentação, licença maternidade de 180 dias, auxílio creche, indenização por morte, auxílio para filhos com necessidades especiais.

A Fentect considera a atitude desumana por impedir tratamentos diferenciados que garantem melhor qualidade de vida, pagamento de adicional noturno e horas extras.

Em nota a Empresa de Correios e Telégrafos negou que tenha a intenção de suprimir direitos dos empregados e disse que a proposta é ajustar os benefícios ao que está previsto na CLT e em outras legislações.

A empresa disse ainda que desde o início das negociações o objetivo principal é cuidar da sustentabilidade financeira dos Correios, para que fosse possível retomar seu poder de investimento e estabilidade.

A nota diz ainda que respaldados por diretrizes do Ministério da Economia, reequilibrar o caixa financeiro da empresa significa repensar a concessão de benefícios que extrapolem a prática de mercado e a legislação vigente e finaliza dizendo que a estatal persegue dois grandes objetivos: a sustentabilidade da empresa e a manutenção dos empregos de todos.


 

Edição: Adrielen Alves

Últimas notícias
Direitos Humanos

MDHC apura bullying contra aluna autista em escola no interior de SP

A estudante foi espancada e deixada seminua no ginásio da escola, que fica no interior paulista. A mãe da vítima afirma que essa não foi a primeira discriminação capacitista sofrida na escola.  

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Campus Party Brasília deve reunir cem mil pessoas até domingo

O evento é o maior festival do mundo de tecnologia, experiência geek, games, ciência, inovação e empreendedorismo

Baixar arquivo
Geral

Feriado no nordeste será com alerta de perigo por causa das chuvas

Mais de 270 municípios da faixa que vai do Rio Grande do Norte a Alagoas podem ter chuvas de até 50 milímetros por dia, com ventos de até 60 km/h.

Baixar arquivo
Segurança

Força Nacional vai deixar as buscas por fugitivos em Mossoró

O Ministério da Justiça e Segurança Pública confirmou que decidiu não prorrogar a permanência no Rio Grande do Norte da Força-tarefa, convocada em apoio à Polícia Federal. Com isso, os agentes serão desmobilizados e terão de retornar aos seus estados de origem.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Justiça realiza leilão com artigos de luxo

Todos os objetos foram apreendidos pela Polícia Federal, na “Operação Voto Vendido”, que investiga crimes de corrupção, como sonegação de impostos, e lavagem de dinheiro.

Baixar arquivo
Geral

Confira programação da Semana Santa no Rio

Missas, procissões, cerimônia do lava pés e espetáculo da Paixão de Cristo marcam, no Rio de Janeiro, a Semana Santa e o domingo de Páscoa, celebrados pela Igreja Católica.

Baixar arquivo