IBGE: População brasileira já ultrapassa 211,7 milhões de habitantes

São Paulo é o estado mais populoso com 46 milhões de habitantes

Publicado em quinta-feira, 27 Agosto, 2020 - 13:35 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

O Brasil alcançou este ano a marca de 211,7 milhões habitantes, número que representa um aumento de 0,77% na comparação com a população estimada em 2019. Os dados fazem parte de um estudo, divulgado nesta quinta-feira(27) pelo IBGE, e que tem como data de referência o dia primeiro de julho.

O levantamento mostra que quase 30% dos brasileiros estão concentrados em apenas 17 dos 5.570 municípios, sendo 14 capitais.

No ranking dos estados, São Paulo segue como o mais populoso, com 46 milhões de habitantes, o que representa quase 22% da população total do país. Em seguida aparecem Minas Gerais, com 21 milhões; e Rio de Janeiro, que concentra quase 17,5 milhões de habitantes.

O detalhamento da pesquisa mostra ainda, que os cinco estados menos populosos ficam todos na Região Norte: Roraima, Amapá, Acre, Tocantins e Rondônia.

No recorte por municípios, São Paulo também continua sendo o mais populoso, com 12,3 milhões habitantes; seguido pelo Rio de Janeiro, que contabiliza mais de 6,5 milhões de pessoas; Brasília, com 3 milhões; e Salvador, que ultrapassou os 2,8 milhões habitantes. Já a menor população é a da cidade mineira de Serra da Saudade, onde vivem apenas 776 pessoas.

O perfil médio das cidades, traçado pelo gerente de Estimativas e Projeções de População do IBGE, Márcio Minamiguchi, mostra que os municípios menores apresentaram tendência de redução populacional.

As estimativas indicam também um aumento gradativo da quantidade de grandes municípios no país. No Censo de 2010, somente 38 cidades tinham população superior a 500 mil habitantes; e 15 delas tinham mais de 1 milhão de moradores. Este ano já são 49 os municípios com mais de 500 mil habitantes, sendo 17 os que superam a marca de 1 milhão de pessoas. Márcio Minamiguchi apresenta outros dados que reforçam essa tendência.

O estudo mostra, ainda, que em 28% dos municípios brasileiros as taxas de crescimento foram negativas, ou seja, houve redução populacional.

As estimativas divulgadas pelo IBGE são utilizadas como parâmetro pelo Tribunal de Contas da União para o cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios e são referência para indicadores sociais, econômicos e demográficos.

Edição: Sâmia Mendes

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Educação

Governo do DF recorre de decisão judicial sobre volta às aulas

A Procuradoria-Geral do Distrito Federal recorreu da decisão da Justiça, de ter que reabrir escolas públicas já em novembro desse ano.

Baixar arquivo
Economia

A um mês da Black Friday, comércio aposta em aumento de 3% este ano

Para a Fecomercio, mesmo nesse ano atípico, o crescimento no mês de novembro pode ser de 3% em relação ao mesmo período do ano passado, puxado pelas promoções da Black Friday.

Baixar arquivo
Saúde

Campanha de vacinação contra pólio só atingiu 35% das crianças

A menos de uma semana para terminar a campanha de vacinação contra a poliomielite, mais de sete milhões de crianças ainda não foram imunizadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Campanha contra o trabalho infantil é lançada no Rio de Janeiro

Uma campanha contra o trabalho infantil foi lançada nesta terça-feira (27) durante encontro virtual, que reuniu representantes de diversas entidades dedicadas à luta em defesa dos diretos das crianças e adolescentes.

Baixar arquivo
Segurança

Número de desaparecidos no Brasil em 2019 ultrapassou os 79 mil

Anuário Brasileiro de Segurança Pública faz o levantamento desde 2017. O número é 65% maior que o de assassinatos. No ano passado, a cada dia, 217 pessoas desapareceram no país e 130 foram assassinadas.

Baixar arquivo
Cultura

Hoje é dia de cantar parabéns pelos 85 anos de Mauricio de Sousa

Comemorando mais de oito décadas de vida, com pelo menos seis delas dedicadas às histórias em quadrinhos, ele conta qual é o maior presente que recebe sempre que anda por aí. É quando vai a feiras de livros e a maioria de seus leitores diz assim: eu aprendi a ler com a Turma da Mônica

Baixar arquivo