logo Radioagência Nacional
Justiça

Moraes determina bloqueio da Rumble no Brasil

Anatel notifica mais de 21 mil empresas para suspender a plataforma
Baixar
Renato Ribeiro - repórter da Rádio Nacional
22/02/2025 - 13:27
Brasília
Brasília (DF) 13/11/2024 - Foto tirada na sessão da Primeira Turma do STF - 12/11/2024
Ministro Alexandre de Moraes durante a sessão da Primeira Turma do STF.
Foto: Gustavo Moreno/STF
© Gustavo Moreno/STF

O acesso à Rumble começou a ser bloqueado no Brasil neste sábado (22). A suspensão da plataforma de vídeos foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, nessa sexta-feira (21).

A Anatel informou que já comunicou mais de 21 mil empresas de telecomunicações para suspender o acesso à rede social e que monitora o cumprimento da decisão judicial pelas prestadoras.

A medida foi tomada 48 horas após a plataforma descumprir repetidas ordens do STF para suspender a conta do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, que está foragido, e de não indicar um representante legal no país.

Para o ministro Alexandre de Moraes, há tentativa da plataforma de não se submeter às leis e ao Poder Judiciário brasileiro para criar um ambiente de total impunidade e de ‘terra sem lei’ nas redes sociais no país.

Segundo o ministro, existe a atuação de grupos extremistas e milícias digitais nas redes com a divulgação massiva de discursos nazistas, racistas, fascistas, de ódio e antidemocráticos.

Mas as determinações de Moraes foram criticadas pelo dono da plataforma, Chris Pavlovski, nesta semana. Em postagem na rede X, ele chamou a ordem de ilegal e secreta, afirmando que não a cumpriria.

No início de fevereiro, o ministro Alexandre Moraes havia determinado o bloqueio do perfil e dos ganhos do blogueiro Allan dos Santos com a divulgação do conteúdo, multa diária de R$ 50 mil reais, em caso de descumprimento.

Na mesma decisão, a Rumble deveria indicar uma pessoa responsável pela empresa no Brasil. Agora, a suspensão vale até que a plataforma cumpra as decisões do Supremo.  

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Escolha sua manifestação em apenas um clique.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.

Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.

Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.

x

Audio Player
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.