INSS fará prova de vida por biometria no celular

Publicado em 17/08/2020 - 20:54 Por Gésio Passos - Brasília

A partir desta quinta-feira (20), o INSS inicia um projeto-piloto para prova de vida dos beneficiários por biometria facial. Nesta primeira etapa, devem participar 500 mil aposentados e pensionistas de todo país.

O Instituto vai entrar em contato com os segurados por meio de mensagens pelo aplicativo Meu INSS, pelo telefone 135 e por e-mail. A maioria será de aposentados que já deveriam realizar a prova de vida.

A prova será feita por reconhecimento facial usando a câmera do celular através dos aplicativos Meu INSS ou Meu Gov.br. Neste primeiro momento, o ícone da prova de vida digital estará disponível apenas para os beneficiados escolhidos. Eles vão precisar ter um celular smartphone com câmera frontal para realizar a comprovação.

O INSS usará o banco de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Superior Tribunal Eleitoral (TSE) para realizar a biometria facial. Assim, serão escolhidos os segurados que tenham carteira de motorista e título de eleitor para o projeto-piloto.

A proposta busca evitar que os beneficiados precisem ir às agências do INSS para realizar a prova de vida. Essa comprovação deve ser realizada anualmente de forma obrigatória para os segurados que recebem o benefício por conta corrente, conta poupança ou cartão magnético, evitando fraudes e pagamentos indevidos.

A prova de vida está suspensa até setembro devido à pandemia do novo coronavírus.

Edição: Ana Pimenta

Últimas notícias
Meio Ambiente

PF investiga possível contaminação do rio Tapajós, no Pará

O rio Tapajós, que normalmente tem águas claras, com tom esverdeado, está apresentando uma coloração barrenta. Peritos da PF vão também coletar amostras da água.

Baixar arquivo
Geral

Anac concede primeira autorização para entregas por drones

Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) concedeu a primeira autorização para entregas comerciais com o equipamento.

Baixar arquivo
Geral

Receita Federal abre consulta a lote residual do Imposto de Renda

O acesso pode ser feito a partir desta segunda-feira. Esse lote é voltado para contribuintes que caíram na malha fina em anos anteriores e conseguiram acertar as contas.

Baixar arquivo
Geral

Rio anuncia investimentos nas comunidades do Jacarezinho e Muzema

Serão investidos cerca de R$ 500 milhões nas duas comunidades, que foram escolhidas com base no índice de criminalidade e no número de habitantes, que passa dos 40 mil.

Baixar arquivo
Cultura

Rio e São Paulo adiam desfile de carnaval para feriado de Tiradentes

A decisão de adiar os desfiles das escolas de samba de fevereiro para abril foi tomada pelos prefeitos do Rio, Eduardo Paes e de São Paulo, Ricardo Nunes, em reunião virtual nessa sexta-feira.

Baixar arquivo