Procon-SP multa aplicativo de entrega

Segundo o Procon, consumidores reclamaram terem sido vítimas de golpes

Publicado em 18/08/2020 - 12:08 Por Gésio Passos - Brasília

O aplicativo de entrega de comida Ifood foi multado pelo Procon de São Paulo em R$ 2,5 milhões por infrações ao Código de Defesa do Consumidor. O órgão alega má prestação de serviços e cláusulas abusivas, entre outras ilegalidades.

Segundo o Procon, vários consumidores reclamaram terem sido vítimas de golpes aplicados por entregadores do aplicativo, com cobrança superior aos valores devidos. Para o órgão, o Ifood deve responder pelos atos dos entregadores, mesmo eles não sendo empregados formais da empresa.

Alguns dos termos e condições do aplicativo também foram considerados abusivos. Entre eles está a não responsabilidade pela prestação do serviço contratado e a mudança unilateral de contrato com os clientes.

Além disso, o Ifood, em suas normas, afirma não se responsabilizar por eventuais vazamentos dos dados dos clientes, o que para o Procon é ilegal, porque cabe à empresa proteger as informações daqueles que ela atende.

A multa será aplicada por meio do processo administrativo, garantindo o direito de defesa à empresa.

Em nota, o Ifood afirmou que não comenta processo em andamento. Sobre a prática fraudulenta de cobrança, a empresa diz que ela afeta tanto os consumidores como o aplicativo, e que realiza ressarcimento mesmo por fraudes em sistemas de pagamentos que não são da empresa e orienta o consumidor a não aceitar cobrança adicional para as entregas.

Edição: Sâmia Mendes

Últimas notícias
Direitos Humanos

MPF pede responsabilização de ex-agentes da ditadura

O Ministério Público Federal busca afastar a impunidade das violações cometidas pela ditadura entre 1964 e 1985. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inmet emite alertas de fortes chuvas e ondas de calor

Permanece o alerta vermelho para a onda de calor em boa parte do Mato Grosso, de São Paulo e no norte do Paraná. Também há o alerta de chuvas intensas no Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. 

Baixar arquivo
Cultura

Biblioteca Nacional do Rio abre exposição "Homenagem a Carolina"

Carolina Maria de Jesus, conhecida pelo livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, completaria 110 anos agora em 2024. 

Baixar arquivo
Economia

Prévia do PIB aponta crescimento de 0,6% em janeiro

O governo espera que o ritmo de crescimento do setor de serviços continue estável, e que a atividade industrial se recupere, com a retomada dos investimentos.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça absolve policiais acusados de matar mulher no Rio de Janeiro

A auxiliar de serviços gerais Claudia Silva Ferreira morreu após levar um tiro e ser socorrida durante uma operação policial há 10 anos, no Morro de Congonha, em Madureira, Zona Norte do Rio. 

Baixar arquivo
Cultura

Passinho é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio

Uma mistura break, frevo, samba e capoeira: assim é o passinho carioca, uma dança que nasceu nas comunidades do Rio de Janeiro nos anos 2000.

Baixar arquivo