Hamilton Mourão ressalta a importância da bioeconomia na Amazônia

O vice-presidente discutiu os desafios da região em seminário virtual

Publicado em 11/09/2020 - 15:35 Por Dayana Vitor - Brasília

Durante o seminário virtual Amazônia: desafios e oportunidades da inovação e do ambiente de negócios, realizado nesta sexta-feira (11), pela Frente Parlamentar Mista da Bioeconomia do Congresso, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, afirmou que 84% da Amazônia está preservada e que compete ao governo federal manter esforços para sua conservação.

No entanto, defendeu que o Brasil precisa se apresentar como potência agroambiental, ligada à exploração da biodiversidade.

Ressaltou a importância da bioeconomia na Amazônia com o mapeamento de produtos locais.

Mourão revelou que o Conselho Nacional da Amazônia, que ele preside, estuda eixos para o desenvolvimento sustentável da região. A ideia seria criar fundos. Mourão acrescentou que o assunto ainda está em debate.

No seminário, o cientista e climatologista Carlos Nobre defendeu a bioeconomia da Amazônia com a floresta em pé. Ele propôs a criação de um centro de estudos no estilo do ITA - Instituto de Tecnologia da Aeronáutica, mas específico para a Amazônia.

Lembrando que o Brasil já possui um órgão do governo federal que realiza estudos científicos para promover o bem-estar humano e o desenvolvimento sócio-econômico da região Amazônica: é o INPA - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Ele foi implementado em 1954 e atualmente integra o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

 

Edição: Sâmia Mendes

Últimas notícias
Economia

Empregador que não paga 13º salário a trabalhador pode ser punido

O 13º salário é um direito do trabalhador garantido por lei na Constituição Federal. A primeira parcela deve ser paga até o dia 30 de novembro e a segunda até o dia 20 de dezembro.

Baixar arquivo
Geral

Mila Moreira, atriz e modelo, morre aos 72 anos, no Rio de Janeiro

A causa da morte de Mila Moreira não foi divulgada. Ao longo da carreira, ela participou de mais de 30 novelas e minisséries na TV. No cinema, trabalhou em seis produções.

Baixar arquivo
Geral

Seaster lança pesquisa sobre tráfico de pessoas no Pará

Os resultados da pesquisa são inéditos e auxiliam na identificação de medidas para combater a expansão do tráfico de pessoas no estado

Baixar arquivo
Economia

Inflação para os mais pobres sobe quase 1% em novembro

De acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira pela FGV, as pressões para essa alta vieram dos aumentos nos itens alimentação, energia elétrica e combustíveis.

Baixar arquivo
Saúde

Rio instala tenda para atender casos de gripe em Botafogo

Esta é a terceira inauguração dentro do plano de contingência da secretaria de Saúde. Somente na última semana, a procura por atendimentos em todo o estado, aumentou 400%.

Baixar arquivo