Lei Geral de Proteção de Dados começa a valer

Punições a empresas só entram em vigor a partir de agosto de 2021

Publicado em 18/09/2020 - 15:23 Por Anna Luisa Praser - Brasília

Começou a valer nesta sexta-feira a Lei Geral de proteção de dados. A medida foi sancionada nessa quinta pelo presidente Jair Bolsonaro após a retirada do texto original o artigo sobre o adiamento da vigência da lei.

A legislação foi pensada para garantir mais segurança e transparência às informações pessoais colhidas por empresas públicas e privadas e determina que o uso dos dados exija consentimento do titular, que deve ter acesso às informações mantidas por uma empresa.

Essa lei vem justamente nesse sentido: determinar como serão tratados esses dados, no intuito de dar uma camada de proteção a mais a consumidores e cidadãos. A legislação estabelece regras de como essas informações serão colhidas, tratadas, transferidas, usadas e até cruzadas.

Os dados de que tratam essa lei são aqueles pessoais, gerados pelos próprios cidadãos, como se fossem um rastro deixado, seja em ambientes virtuais ou em espaços físicos e que precisam de uma proteção a mais porque podem revelar detalhes que colocam em risco a vida de uma pessoa.

A norma também estabelece punições para o uso indevido de informações pessoais, como em caso de vazamento de dados. Mas essas sanções só poderão ser aplicadas a partir de agosto do ano que vem, já que esse é o prazo dado às empresas para que se adequem às novas regras.

 

Ouça também:

Saiba o que a nova lei de proteção de dados estabelece para garantir seus direitos

Edição: Sumaia Villela

Últimas notícias
Economia

BID destaca importância do setor privado em projetos de saneamento

A diretora executiva do BID, Banco Interamericano de Desenvolvimento, para o Brasil e Suriname, Marta Seiller, destacou a importância dos investimentos e parcerias do setor privado nos projetos de saneamento no país.

Baixar arquivo
Justiça

STF retoma julgamento que analisa se Lei Seca viola a Constituição

O plenário do Supremo Tribunal Federal retoma nesta quinta-feira o julgamento que analisa se trechos da Lei Seca violam a Constituição Federal.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Exploração Sexual: Operação Parador 27 resgata crianças e adolescentes

Coordenada pelo Ministério da Justiça e segurança pública, a iniciativa, além de reprimir crimes de exploração sexual contra crianças e adolescentes pelo país, pretende conscientizar a população a denunciar esses delitos.

Baixar arquivo
Economia

Ford faz compromisso de venda de fábrica em Taubaté (SP)

Em comunicado, a montadora disse que assinou nessa quarta-feira o termo de compromisso de compra e venda com a São José Desenvolvimento Imobiliário.

Baixar arquivo
Política

TCU aprova a privatização da Eletrobras

O governo optou por realizar a privatização na forma de uma capitalização, sendo ofertadas novas ações da Eletrobras na bolsa de valores.

Baixar arquivo
Saúde

Podcast Entrevista é Nacional: como funciona a telemedicina no Brasil

Em 2022, o Conselho Federal de Medicina regulamentou essa prestação de serviço que vai além da teleconsulta e engloba telerradiologia, telediagnóstico, teletriagem, telemonitoramento e até telecirurgia. Ouça no Entrevista é Nacional

Baixar arquivo