Tocantins inicia colheita do capim dourado

Publicado em 25/09/2020 - 14:14 Por Bianca Paiva - Brasília

A colheita de uma das maiores riquezas do estado do Tocantins, o capim dourado, começou nesta semana. O trabalho ocorre no Parque Estadual do Jalapão e na Área de Proteção Ambiental do Jalapão.

Neste ano, devido a pandemia do novo coronavírus, pela primeira vez, não foi possível realizar a tradicional Festa da Colheita, nem de forma virtual, por causa das dificuldades de acesso à internet na região. É o que relata Ana Mumbuca, da comunidade quilombola Mumbuca, localizada no município de Mateiros. Os extrativistas também lamentam não poder fazer a colheita da forma tradicional.

A região do Jalapão está fechada para o turismo desde março por causa da pandemia. Isso impactou a renda dos artesãos e reduziu as vendas dos produtos feitos com capim dourado, como conta Amelia Alves de Souza Neta, da Associação dos Extrativistas e Artesãos do Povoado do Prata.

Rejane Nunes, é supervisora da Área de Proteção Ambiental do Jalapão do Naturatins, Instituto Natureza do Tocantins. Ela afirma que as famílias que estão em campo recebem apoio e orientações em relação aos cuidados com a covid-19. Além disso, a colheita está sendo monitorada.

Segundo o Naturatins, esse monitoramento também é fundamental para controlar possíveis queimadas, um dos principais problemas apontados pelos extrativistas para a diminuição do capim dourado na região do Jalapão. 

O Tocantins possui uma Política Estadual de Uso Sustentável para garantir a manutenção do equilíbrio ecológico nos ambientes de ocorrência do capim dourado e da palha do buriti. Atualmente, cerca de 850 extrativistas de oito associações estão autorizados pelo Naturatins a trabalharem nos campos. A colheita segue até o dia 30 de outubro.

 

Edição: Adrielen Alves

Últimas notícias
Meio Ambiente

Cidade de Sergipe registra tremor de terra de gravidade baixa

A terra voltou a tremer, na madrugada desta quarta-feira, no município de Canhoba, localizado na região do Baixo São Francisco, há 122 km da capital de Sergipe, Aracaju.

Baixar arquivo
Saúde

Plano de Saúde: ANS aponta redução de reclamações relacionadas à covid

O número de reclamações de usuários de planos de saúde relacionadas à covid-19 foi diminuindo ao longo da pandemia.

Baixar arquivo
Saúde

Novas regras para doação de sangue podem facilitar número de doadores

A partir de agora, os candidatos à doação de sangue com diagnóstico ou suspeita de Covid-19 e que apresentaram sintomas da doença, mesmo nos casos leves ou moderados, serão considerados inaptos por um período de 10 dias. Regra anterior era de 30 dias.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa determina o recolhimento de autotestes de covid-19

Como ainda não há uma definição sobre essa ferramenta de testagens caseiras, no Brasil, a Anvisa determinou o recolhimento, a suspensão da comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e uso dos autotestes de covid-19 das empresas Isa Lab e Pague .

Baixar arquivo
Saúde

3º lote de vacinas pediátricas serão entregues até quinta-feira

Todos os estados e o Distrito Federal terão recebido o terceiro lote das doses pediátricas da vacina Pfizer e o primeiro da Coronavac, para o mesmo público.

Baixar arquivo
Economia

Porto de Santos registra recorde de movimento em 2021

Contribuíram muito para esse recorde o aumento das importações, que cresceram 10,4%, enquanto as exportações diminuíram 3,5%.

Baixar arquivo