Brasileiro está mais conectado à Internet e se preocupa com fake news

Pela pesquisa, 67% não confiam em notícias vindas por whatsapp

Publicado em 01/10/2020 - 16:12 Por Nelson Lin - São Paulo

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (01) pelo Ipespe - Instituto de Pesquisas Sociais Políticas e Econômicas, em conjunto com a Febraban - Federação Brasileira de Bancos, mostra que o brasileiro está cada vez mais conectado à internet e utiliza as redes sociais para ler e acompanhar notícias. E a preocupação com a disseminação de fake news, as notícias falsas, se faz cada vez mais presente na vida das pessoas.

De acordo com a pesquisa, 66% dos entrevistados que tem acesso à internet falam que utilizam o whatsapp, mas 67% não confiam em notícias vindas por esse meio e outros 51% dizem sempre checar uma notícia antes de repassar.

É o caso do eletricista Dayan Silva, que disse que sempre faz a checagem e repassa o conteúdo somente para amigos e familiares.

A diretora executiva do Ipespe, Marcela Montenegro, vê nessa pesquisa que existe sim uma preocupação cada vez mais presente no brasileiro de não espalhar notícias falsas. Por outro lado, ela ressalva que isso não representa uma mudança no comportamento das pessoas de repassarem fake news quando estas reforçam seus valores e suas crenças, por exemplo.

O professor de jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo, Ivan Paganotti, afirma que é impreciso definir fake news simplesmente como notícia com conteúdo falso. Segundo ele, uma definição mais correta de fake news seria: conteúdo que viraliza em redes sociais em formato que simula o jornalístico e que são produzidas com intenção de enganar. Ainda de acordo com o professor, outro ponto que não foi analisado na pesquisa é que tipo de checagem é feita das notícias falsas.

O professor Ivan Paganotti é um dos coordenadores de um curso online gratuito que educa as pessoas para entenderem e se prevenirem das fake news, o Vaza Falsiane. Para saber mais e se inscrever basta acessar o site vazafalsiane.com

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo