Governo testa "scanner facial" para embarque em aeroporto

Tecnologia será usada por voluntários em Florianópolis

Publicado em 13/10/2020 - 19:04 Por Kariane Costa - Brasília

Reconhecer o passageiro no embarque do aeroporto por meio de um scanner facial. Parece coisa de filme, mas, aqui no Brasil, essa tecnologia já está sendo colocada em prática.

O aeroporto internacional de Florianópolis começou a testar um projeto que permite que o passageiro seja identificado pela leitura de sua face. A partir daí, o embarque é automático nos portões eletrônicos do terminal.

Funciona da seguinte forma: ao fazer o check-in, é capturada uma imagem do rosto do passageiro, e essa imagem é comparada à da base de dados oficial do governo. Neste primeiro momento, está sendo usada a base de dados do Denatran, das carteiras de motoristas, que tem hoje mais 50 milhões de cadastrados.

O secretário Nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann, dá mais detalhes.

O projeto chamado de Embarque Seguro deve aumentar a segurança e reduzir o tempo de espera em filas para embarque. Mas ainda está na fase inicial; é preciso ainda avaliar os resultados e também as questões relativas à Lei de proteção de dados, já que são usados os dados dos passageiros e motoristas.

Por enquanto, apenas voluntários vão testar a nova tecnologia. O Aeroporto de Florianópolis, que é administrado pelo grupo suíço Zurich Airportt, foi escolhido por já oferecer infraestrutura e tecnologia de base para a instalação do processo biométrico de embarque.

O projeto é idealizado pelo Ministério da Infraestrutura em parceria com a Serpro, empresa de TI do Governo Federal. A Serpro desenvolveu o aplicativo que permite o cadastramento da foto do passageiro, ficando vinculada ao seu CPF.

Edição: Sumaia Villela

Últimas notícias
Saúde

Prefeitura do Rio suspende vacinação contra a gripe por falta de doses

A secretaria municipal de Saúde informou, no entanto, que novas doses devem chegar ainda hoje, e com isso, a expectativa é retomar a aplicação da vacina contra a influenza amanhã à tarde.

Baixar arquivo
Saúde

Campanha chama a atenção para o combate ao mosquito Aedes aegypti

Doze estados brasileiros apresentaram aumento de casos de dengue e zika vírus este ano em relação ao ano passado, e os casos de chikungunya cresceram em 17 estados.

Baixar arquivo
Economia

Indicador que mede incerteza da economia apresenta queda em novembro

O resultado do indicador em novembro é reflexo da continuidade da melhora dos indicadores da Covid-19 no Brasil, associada a fatores negativos no campo econômico, como a inflação e juros elevados e a desaceleração do crescimento doméstico e internacional.

Baixar arquivo
Geral

No Rio, Polícia Federal desarticula emissoras de rádio clandestinas

A operação aconteceu em bairros e comunidades da zona oeste carioca, após denúncia de que as rádios estavam colocando em risco as operações nos aeroportos Santos Dumont e o Internacional Tom Jobim.

Baixar arquivo
Cultura

Em 30 de novembro de 1982, Michael Jackson lançava o álbum Thriller

Disco é citado até hoje como um dos melhores de todos os tempos e foi o álbum mais vendido no mundo, com cerca de 65 de milhões de cópias. Sucesso de público e de mídia, o trabalho rendeu oito Grammys. 

Baixar arquivo
Cultura

Professor da USP traduz cartas de indígenas no Brasil do século XVII

Cartas trocadas entre indígenas do Brasil em tupi antigo, em 1645, foram traduzidas pelo pesquisador e professor da USP, Eduardo Navarro. O contexto era o da disputa entre Portugal e Holanda por terras brasileiras, hoje, o estado de Pernambuco.

Baixar arquivo