Maranhenses tentam fraudar sistema de cotas no estado

Existem mais de 400 denúncias só na universidade federal do estado

Publicado em sexta-feira, 23 Outubro, 2020 - 16:35 Por Dayana Victor - Brasília

As cotas raciais são uma maneira de garantir que negros e pardos tenham mais chances de entrar nas universidades federais e em concursos públicos. Mas, no Maranhão, existem suspeitas de que muita gente vem fraudando esse sistema. Já são mais de 400 denúncias, só na universidade federal do estado. Outras 150, nos órgãos do judiciário.

Para ajudar a evitar esse tipo de episódio, as Defensorias Públicas do Estado e da União, no Maranhão, e a Ordem dos Advogados do Brasil maranhense lançaram o Observatório das Cotas Raciais para recebimento de denúncias de fraudes em cotas, nas universidades e concursos, por exemplo. Para colaborar é bem simples. Basta acessar o site observatoriocotasraciais.dpu.def.br e registrar a denúncia. O sigilo das informações é garantido.

O presidente da Comissão da Verdade da Escravidão Negra no Brasil da OAB Maranhão, Erik Moraes, explica como surgiu a ideia do Observatório.

Morais esclarece ainda quais os principais artifícios que os fraudadores costumam utilizar para serem enquadrados na política social das cotas.

As denúncias que chegarem ao Observatório de Cotas serão encaminhadas às autoridades competentes para apuração dos casos. As Defensorias Públicas do Maranhão também poderão entrar com ações, quando forem detectadas fraudes.

Nos casos confirmados, a instituição poderá desligar o aluno ou invalidar o diploma de quem já se formou.

Nos órgãos públicos, depois de comprovada a irregularidade o fraudador poderá ser demitido, ou ter sua aprovação no concurso cancelada.

Edição: Fabiana Pelles

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Meio Ambiente

Emissão de gases poluentes no mundo cai, mas CO2 continua a aumentar

Segundo relatório da Organização Meteorológica Mundial da ONU, no período mais intenso de confinamento, as emissões globais caíram 17%. A previsão é que para este ano as emissões totais de gases possam ser reduzidas de 4 a 8%. Mas a queda não foi capaz de diminuir a concentração de dióxido de carbono (CO2) – que produz o efeito estufa.

Baixar arquivo
Geral

Natal iluminado: pisca-pisca é item popular, mas pode oferecer perigo

Um dos enfeites mais populares de Natal, o pisca-pisca é facilmente encontrado à venda no fim do ano. Mas é preciso tomar cuidado na hora de escolher e instalar essas luzes. Se o produto for de baixa qualidade ou instalado de forma incorreta, pode provocar incêndios ou choques elétricos. Saiba o que é preciso observar para garantir a segurança do item.

Baixar arquivo
Eleições 2020

Relembre medidas contra Covid-19 que devem ser cumpridas no domingo

37 milhões de brasileiros vão escolher o futuro prefeito neste 2º turno. Quem não votou no 1º turno pode comparecer às urnas neste domingo - mesmo quem ainda não justificou a ausência. Mas é preciso lembrar de tomar precauções para evitar a disseminação do novo coronavírus.

Baixar arquivo
Eleições 2020

TSE aprova envio de Força Federal para mais duas capitais

A Força Federal é composta por militares das forças armadas, e atua durante as eleições na segurança do processo eleitoral, garantindo o livre exercício do voto. Nessa quinta-feira, a Justiça Eleitoral já havia aprovado o emprego da Força Federal para Manaus, no Amazona; e Fortaleza e Caucaia, no Ceará.

Baixar arquivo
Geral

Prefeitura de São Carlos decreta estado de emergência

A cidade foi atingida por um forte temporal na tarde dessa quinta-feira. Pelo menos 150 moradores tiveram que ser resgatados de áreas alagadas. A área central foi uma das mais impactadas. Mais de 100 lojas da região foram inundadas, carros foram arrastados e várias ruas tiveram o asfalto arrancado com a força da água.

Baixar arquivo
Geral

Bares e casas de shows vão reabrir no AM a partir de 1º de dezembro

Esses locais podem ficar abertos até uma hora da manhã, mas não é pra ter festa e nem pode usar a pista de dança. A ocupação máxima é de 50% da capacidade, e de no máximo 500 pessoas. Por exemplo, estabelecimentos com capacidade de receber 3 mil pessoas só podem receber até 500 clientes.

Baixar arquivo