MPT divulga nota técnica sobre trabalho remoto durante a pandemia

Objetivo é garantir proteção aos trabalhadores

Publicado em 06/10/2020 - 14:24 Por Bianca Paiva - Brasília

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas passaram a trabalhar de casa. E para garantir a proteção desses trabalhadores, o Ministério Público do Trabalho divulgou uma nota técnica com 17 orientações destinadas a empresas, sindicatos e órgãos da Administração Pública.

O órgão ressalta no documento, por exemplo, questões relacionadas à jornada contratual, pausas para descanso e regras sobre ergonomia, voltadas ao conforto, a segurança e a saúde.

Segundo a procuradora Regional do Trabalho Adriane Reis, mesmo em trabalho remoto, os empregadores são responsáveis pela saúde física e mental dos trabalhadores. Ela ressalta que a intenção do Ministério Público é alertar as duas partes para que a prestação de serviço ocorra de forma equilibrada com a vida doméstica.

O fisioterapeuta e professor universitário, Fabrício Cavalcanti, precisou fazer algumas adaptações em casa e comprar equipamentos para conseguir dar aulas online.

A nota técnica do Ministério Público do Trabalho também traz orientações relacionadas a oferta, por parte do empregador, de materiais e equipamentos necessários para o trabalho remoto; de capacitação e adaptação aos trabalhadores idosos e com deficiência; e ainda reembolso de trabalhadores em relação aos custos com equipamentos e internet.

O trabalhador que perceber que seus direitos não estão sendo respeitados, pode fazer uma denúncia no site do Ministério Público do Trabalho que é o mpt.mp.br

 

 

 

Edição: Adrielen Alves

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

Índice de Preços ao Produtor (IPP) tem ligeira alta em setembro

A taxa de inflação, medida pelo IBGE na “porta de fábrica”, ou seja, sem calcular impostos e fretes, ficou em 0,40% em setembro, abaixo do verificado em agosto, 1,89%.

Baixar arquivo
Cultura

Em 27 de outubro de 1782, nascia o violinista Niccolò Paganini

Considerado por muitos como o maior de todos os tempos, Paganini foi um ídolo cheio de recursos e habilidades, que renovou o jeito de tocar violino e influenciou compositores como Schumann, Liszt e Berlioz.

Baixar arquivo
Justiça

PF deflagra operação contra extração ilegal de ouro no sul do Pará

A organização criminosa investigada atua junto a garimpeiros comuns, que extraem ouro sem permissão no sul do Pará - especialmente na terra indígena Kayapó - e vendem para intermediários, que revendem o ouro para grandes empresas de atuação nacional e internacional. 

Baixar arquivo
Geral

Operação busca suspeito de sequestrar helicóptero para resgatar preso

O caso aconteceu no dia 19 do mês passado, quando uma dupla armada rendeu, em pleno voo, o piloto Adonis Lopes. O objetivo era pousar no presídio Vicente Piragibe, no Complexo de Bangu,  unidade destinada a membros da maior facção criminosa do estado, para resgatar detentos. 

Baixar arquivo
Economia

Taxa de desemprego fecha em 13,2% no trimestre encerrado em agosto 

Em agosto do ano passado, a taxa de desemprego chegou a 14,4%. Os dados são da PNAD Contínua Mensal, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua Mensal, divulgados nesta quarta-feira (27) pelo IBGE.

Baixar arquivo
Geral

Confirmada morte de policial militar por febre maculosa no RJ

A febre maculosa é transmitida por carrapato, infectado por uma bactéria. O risco de transmissão acontece se o parasita infectado ficar pelo menos quatro horas fixado na pele da pessoa.

Baixar arquivo