Construções irregulares são interditadas onde falésia desabou, em Pipa

É preciso haver afastamento mínimo da borda, segundo Defesa Civil

Publicado em 18/11/2020 - 19:37 Por Gésio Passos - Bancoc e Brasília

Peritos da Defesa Civil do Rio Grande do Norte, com apoio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, realizaram, nesta quarta-feira, inspeção nas falésias – paredões naturais banhados pelo mar - que desabaram na praia de Pipa, no município de Tibau do Sul.

O acidente vitimou um casal de adultos e o filho, um bebê de 7 meses.

O perímetro da falésia foi interditado para evitar a circulação de pessoas. No local, funcionavam de forma ilegal diversas edificações, já que é preciso haver um afastamento entre as bordas das falésias e as construções, como explica o coordenador da Defesa Civil do Rio Grande do Norte, Marcos de Carvalho.

A inspeção é o ponto de partida para que a prefeitura tome as medidas adicionais necessárias e garanta a segurança dos frequentadores da praia de Pipa.

Segundo Marcos de Carvalho, a prefeitura já havia contratado um geólogo para inspecionar a área, a pedido do Ministério Público Federal, sendo responsabilidade do município a fiscalização da região de falésia.

Além da inspeção na área, representantes da Defesa Civil, entidades ambientais locais e estaduais se reuniram nesta quarta-feira com o Ministério Público Federal, para tratar do caso e avaliar a aplicação de mais medidas de segurança.

20 donos de estabelecimentos que funcionam nas proximidades da falésia participaram do encontro.

A prefeitura de Tibau do Sul publicou uma nota de pesar, lamentou o falecimento da família, e reforçou a importância da população e turistas evitarem se aproximar desses paredões sedimentares.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Dia D disponibiliza a crianças e adolescentes 18 tipos de vacinas

A campanha de multivacinação vai até o dia 29 de outubro e visa aumentar a cobertura vacinal no país, que tem caído desde 2015, quadro que se agravou durante a pandemia.

Baixar arquivo
Geral

Governo baiano aumenta gratificação por armas retiradas de circulação

O estado multiplicou por quatro a gratificação dada por cada arma retirada de circulação pelas polícias civil e militar. A medida, segundo o governador Rui Costa, é para valorizar a produtividade policial no enfrentamento à criminalidade.

Baixar arquivo
Saúde

STF restabelece exigência de passaporte da vacina em Macaé, no RJ

A decisão atende a pedido do município. Com isso, volta a valer o decreto que exige a apresentação do comprovante de vacinação contra a covid-19 para o acesso e permanência em estabelecimentos.

Baixar arquivo
Saúde

Rio suspende aplicação de dose de reforço contra covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde informou que a medida foi necessária porque houve mudanças no cronograma de entrega do imunizante da Pfizer. E que a vacinação só será retomada após a entrega de novas remessas.

Baixar arquivo
Saúde

Rio: Maré deve concluir campanha de vacinação em massa contra covid

O mutirão para aplicação da segunda dose teve início na quinta-feira (14) e está sendo realizado em clínicas da família e associações de moradores. A mutirão começou às 8h e segue até 17h. 

Baixar arquivo
Geral

INSS publica novo calendário para prova de vida

A obrigatoriedade da prova de vida está suspensa até o final deste ano. Os aposentados e pensionistas que não realizaram o procedimento continuam recebendo o benefício.

Baixar arquivo