Cedae deve fazer plano para garantir água a regiões desabastecidas

Acordo foi firmado com MP e defensoria; problema já dura quase um mês

Publicado em 10/12/2020 - 17:22 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

A Cedae, Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro, fechou um acordo com o Ministério Público e a Defensoria Pública que prevê o cumprimento de uma série de medidas pela concessionária para garantir o abastecimento regular à população. O compromisso, no momento em que muitos consumidores da Região Metropolitana caminham para completar um mês sem água, foi firmado durante audiência realizada nesta quarta-feira. A previsão é que abastecimento seja normalizado até o próximo dia 23.

Os termos foram resultado de negociações entre representantes do Judiciário e da Cedae, na ação movida pelo MP e a Defensoria Pública contra a companhia.

A Cedae também assumiu o compromisso de publicar em seu site, diariamente, informações referentes aos locais com problemas no fornecimento, enquanto não forem resolvidos os problemas na elevatória do Lameirão, apontada como uma das maiores estações de tratamento de água do mundo.

 Além disso, deverá anunciar, até sexta-feira, um plano de ação para reduzir os impactos na vida dos consumidores e garantir acesso a água potável de forma regular, através de carros pipa ou sistema de manobras para as áreas desabastecidas. Estão previstas multas diárias para o caso de descumprimento das cláusulas. 

Será criado um Comitê de Crise, composto por representantes da diretoria e técnicos da Cedae, da Universidade Federal Fluminense, Fundação Oswaldo Cruz, Defensoria, Ministério Público e Agenersa, a Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado, para acompanhamento da execução do plano de ação. 

Os problemas de abastecimento de água na cidade do Rio e em Nilópolis, na Baixada Fluminense, acontecem desde novembro, devido a um reparo emergencial na Elevatória do Lameirão, que vem operando com 75% da sua capacidade.

Últimas notícias
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: sucesso de Ray Charles vira canção oficial da Geórgia

O sucesso “Georgia on My Mind” de Ray Charles se tornou a canção oficial do estado da Geórgia, nos Estados Unidos, em 24 de abril de 1979

Baixar arquivo
Geral

Estudo revela que Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância

O levantamento, que teve como base as informações do Cadastro Único, mostra que o Bolsa Família reduziu a pobreza na primeira infância de 81% para 6,7%.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de terça e próximas partidas de futebol

Pela Copa Sul-Americana, dois brasileiros em campo, o Athletico Paranaense visita o Danúbio no Uruguai. E o Bragantino recebe o Sportivo Luqueño, do Paraguai, em Bragança Paulista.

Baixar arquivo