Ceia de Natal deve ter no máximo seis pessoas, alerta infectologista

Famílias também podem optar por encontro virtual

Publicado em 23/12/2020 - 08:22 Por Anna Luísa Praser - Brasília

A pandemia mudou os hábitos de todo mundo. Por causa da covid-19, tudo ganhou uma versão virtual: chá de panela, festa de aniversário, batizado e até formatura. 

Mas será que o Natal, a festa familiar mais tradicional do ano, também será via aplicativo? Não exatamente. Mas na casa da Jéssica dos Santos. O Natal será mais reservado. É que a covid-19 forçou a Jéssica a mudar todos os planos:

Nesse natal nós tínhamos a intenção de reunir toda a família, porém, em função da covid, os planos foram cancelados. então ficaremos em casa e o natal será em casa. Possivelmente terá uma videochamada como a gente sempre faz nos aniversários, como foi ao longo de todo esse ano pra que a gente possa se aproximar um pouquinho".

O Natal também será mais tímido na casa da Raquel Monteiro porque não vai ter a tradicional viagem que a família faz na data:

"Vou passar o natal na casa da minha cunhada. A nossa família é muito pequena, então evento vai ser pequeno, não é diferente dos outros anos, que todos os anos é igual. A única diferença é que a gente não vai viajar pro Sul, porque a gente viaja pro sul".

O ideal é fazer como a Raquel e a Jéssica mesmo. Reduzir o tamanho da festa para diminuir o contato com outras pessoas. É que como ainda não temos medicamentos comprovadamente eficazes para combater o novo coronavírus e ainda estamos esperando pela vacina, a única forma segura contra a covid-19 é a prevenção. E aí, o distanciamento social é uma das principais maneiras de se proteger.

Mas se a família for maior que a saudade de se encontrar, a Eliane Bicudo, médica infectologista dá uma sugestão para reduzir as aglomerações natalinas:

"O máximo que se deve reunir é de 4 a 6 pessoas, num ambiente arejado, de portas abertas e que seguramente não tem ninguém doente nesse grupo. Então, a gente tem que se adequar a isso. Se a família for um pouco maior, o ambiente teria que ser maior ou dividir: um grupo faz a ceia e o outro grupo participará da hora do almoço. 

Seja virtual ou presencialmente- e nesse último caso com todos os cuidados necessários - o importante é que a reunião familiar com pessoas importantes não deixe de acontecer. Ainda mais em 2020, que o natal terá alguns significados a mais: a mensagem de que superamos as dificuldades até aqui e a esperança de que os próximos dias serão melhores.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo