Embarcações de pesca tem novas regras higiênico-sanitárias

Critérios estão em portaria publicada esta semana por ministério

Publicado em 30/12/2020 - 11:51 Por Bianca Paiva - Brasília

As embarcações pesqueiras de produção primária do país deverão se adaptar a critérios e requisitos higiênico-sanitários. É o que estabelece uma portaria publicada esta semana pela Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

As novas regras valem para as embarcações que fornecem matéria-prima para o processamento industrial de produtos da pesca para os mercados nacional e internacional.

Paulo André Vitorio Dias, chefe de serviço do Departamento de Ordenamento e Desenvolvimento da Pesca, da Secretaria, explica que a medida é para assegurar o controle de qualidade do pescado brasileiro.

Pescadores, armadores e empresas proprietárias de embarcações pesqueiras de produção primária, com exceção dos barcos-fábrica, terão até 29 de dezembro de 2021 para promoverem as adaptações exigidas pela portaria para que obtenham a certificação do Ministério da Agricultura.

A Secretaria de Aquicultura e Pesca vai vistoriar as embarcações certificadas para assegurar o cumprimento das exigências. Caso as embarcações não atendam aos critérios, elas ficarão impedidas de fornecer matéria-prima para a indústria, entre outras penalidades.

A partir de 11 de janeiro de 2021, a pasta vai disponibilizar na plataforma gov.br na internet um serviço para a emissão do certificado de boas práticas a bordo.

Antes dessa data, a solicitação poderá ser feita por meio de protocolo dos documentos necessários junto ao Ministério da Agricultura e superintendências.

Últimas notícias
Educação

No Rio o Trilha Empreendedora vai atender alunos de outras 76 escolas

Mais alunos da rede pública do estado do Rio de Janeiro terão oportunidade extra de capacitação e aproximação com o mercado de trabalho em 2022.

Baixar arquivo
Geral

Criado Programa de Operações de Proteção Etnoambiental e Territorial

Com o objetivo de responder a eventuais situações de urgência e emergência enfrentadas por povos indígenas, a Funai criou o Programa de Operações Especiais de Proteção Etnoambiental e Territorial.

Baixar arquivo
Saúde

Dose de reforço é indicada após 30 dias dos sintomas da covid

 A recomendação é de que se aguarde pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas da covid, ou após o resultado positivo no teste PCR. ou de confirmação da gripe ou doenças respiratórias.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Onda de forte calor deve diminuir esta semana na região Sul

O calor intenso deve permanecer até quarta-feira (26), quando uma frente fria deve passar a atuar no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná — derrubando as temperaturas a partir de quinta-feira (27).

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Butantan oferece atividades virtuais de ciências para as crianças

Com museus e parque fechados para visitação por causa da pandemia, o Instituto Butantan, localizado em São Paulo, disponibiliza, a partir desta segunda-feira (24), uma programação online gratuita para crianças e adultos.

Baixar arquivo
Economia

Um a cada cinco brasileiros só utiliza conta bancária digital

As contas bancárias digitais, aquelas que só funcionam pela internet, deixaram de ser mais um modismo e caíram no gosto popular, diz pesquisa do Instituto Locomotiva.

Baixar arquivo