Plantão Gramatical, em Fortaleza, tira dúvidas há 40 anos
Para ajudar a entender as regras e pôr fim às indecisões, surgiu em Fortaleza, no Ceará, o Plantão Gramatical.
Crase, vírgula, concordância verbal, ortografia... às vezes, bate aquela dúvida com a Língua Portuguesa na hora de escrever uma mensagem, fazer uma tarefa da escola ou da faculdade, redigir um texto no trabalho.
Em Fortaleza, no Ceará, há 40 anos, existe um serviço pioneiro da prefeitura que pode ajudar nesses momentos: é o Plantão Gramatical. Só em 2020, foram cerca de 700 mil atendimentos.
O público é diverso. Tem estudante, escritor profissional e amador, concurseiro, advogado, jornalista. Quem consulta o serviço é chamado de consulente. Segundo o professor plantonista Leandro Lélis, tem gente que liga até para escrever um texto nas redes sociais.
Lélis conta que os plantonistas costumam ser consultados para tirar dúvidas pontuais; mas, eles também explicam regras gramaticais desde que a ligação não fique muito longa.
A pedagoga Francisca Paiva Ximenes, de 60 anos, diz que costuma brincar de escrever. Ela é consulente do Plantão Gramatical desde 2007 e já escreveu um livro com a ajuda do serviço.
O Plantão Gramatical de Fortaleza atende pessoas de outros estados e até de outros países.
A equipe é formada por cinco professores que fazem um revezamento. O serviço funciona no Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos. Por causa da pandemia da covid-19, o atendimento presencial está suspenso.
Então quem quer tirar dúvidas sobre a Língua Portuguesa deve ligar, 8h às 17h, no número: 85-3225-1979 repetindo 85-3225-1979.
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP), 24/06/2024 - Prefeitura e governo instalam grades na Cracolândia e delimitam espaço de usuários de drogas. Gradil foi colocado na Rua dos Protestantes na terça-feira (18). Um dos objetivos das gestões é liberar parte da via para o trânsito de carros de segurança e de saúde.
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![Inmet/divulgação Brasília (DF), 15/01/2025 - Alerta de chuva no Brasil. Foto: Inmet/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF), 15/01/2025 - O ministro da Educação, Camilo Santana, durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tomaz Silva/Agência Brasil A socióloga Olga D´Arc Pimentel saiu da cidade grande e largou tudo para viver às margens do Rio Negro, como uma ribeirinha (Tomaz Silva/Agência Brasil)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reuters/Norlys Perez/Proibida reprodução Cars drive on Havana's seafront boulevard Malecon as the country's electrical grid collapsed again on Sunday, according to Cuba's energy and mines ministry, in the latest setback to the government's efforts to restore power to the island, in Havana, Cuba October 20, 2024. Reuters/Norlys Perez/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)