Polícia Civil e MPRJ realizam operação contra suspeitos de extorsão
Polícia Civil e MPRJ realizam operação contra suspeitos de extorsão a políticos com notícias falsas na internet.
Equipes da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática, com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, realizam nesta segunda-feira (21), uma operação para desarticular uma organização criminosa suspeita de controlar dezenas de páginas falsas na internet que eram utilizadas para extorsão a políticos.
A operação cumpre mandados de busca e apreensão em vários endereços da Baixada Fluminense e Região Metropolitana. Os agentes também tentam cumprir um mandado de prisão contra Igor Patrick de Souza, apontado como chefe do esquema. Ele não foi encontrado e é considerado foragido.
Igor Patrick é suspeito de utilizar, desde 2017, notícias falsas para extorquir dinheiro e cometer crimes contra a honra das vítimas. Entre os alvos da quadrilha estão deputados estaduais, federais, vereadores e até prefeitos.
Segundo as investigações, o grupo atuava de forma empresarial. Quando um político não aceitava pagar por propaganda na falsa página de notícia da cidade, se transformava em alvo de constantes ataques e divulgação de fake news.
As falsas páginas de notícias usadas nos crimes atingiam políticos de Magé, na Baixada Fluminense, até Paraty, na Costa Verde. Mas a atuação mais intensa dos criminosos era em cidades da Baixada Fluminense.