Produtividade entre servidores públicos federais diminuiu na pandemia

É o que aponta pesquisa feita pela Enap, que analisou 36 mil respostas

Publicado em 07/12/2020 - 12:03 Por Maíra Heinen - Brasília

A queda de produtividade de servidores públicos federais, durante a pandemia, foi maior entre mulheres e pessoas com filhos menores de cinco anos. É o que mostra uma pesquisa desenvolvida pela Enap, a Escola Nacional de Administração Pública, em parceria com a Universidade de Duke, nos Estados Unidos, e o Ministério da Economia. O estudo analisou mais de 36 mil respostas de servidores.

Foram apontados queda no tempo de produtividade e de horas de lazer, e o aumento do tempo de trabalho improdutivo. Entre as dificuldades, estão as distrações que existem em casa e a falta de interação com colegas, além dos problemas tecnológicos e a falta de limite entre vida pessoal e profissional.

Quando se compara homens e mulheres, elas expressam maior dificuldade, Por exemplo, a cada hora trabalhada, 24 minutos são improdutivos. Já entre os homens, a improdutividade em uma hora gira em torno de 12 minutos.

Em relação aos elementos que ajudam no ganho de eficiência do trabalho à distância, as tecnologias são muito importantes. Os servidores que têm uma infraestrutura adequada para trabalhar – como wi-fi, laptop exclusivo, ferramentas de teleconferência, programas de gerenciamento de tarefas – são mais produtivos.

Mas, mesmo com desafios apontados na pesquisa, a maior parte dos servidores apoia a política de trabalho remoto. Muitos também esperam continuar o trabalho de maneira alternada após a pandemia, equilibrando atividades presenciais e em casa.

Esse estudo faz parte de uma iniciativa maior da Universidade de Duke, que aplicou o mesmo questionário em 88 países, incluindo o Brasil.

 

Últimas notícias
Política

Governo estuda propor PEC para reduzir preços de combustíveis

Com a mudança constitucional, o governo não seria obrigado a compensar a redução dos impostos sobre combustíveis com a elevação de outros tributos, como determina a Lei de Responsabilidade Fiscal. 

Baixar arquivo
Educação

Enem 2022 vai ocorrer dias 13 e 20 de novembro

As provas do Enem 2022 - o Exame Nacional do Ensino Médio - devem acontecer nos dias 13 e 20 de novembro.

Baixar arquivo
Economia

Paulo Guedes diz que PIB deve crescer em 2022

A declaração do ministro foi feita durante a participação dele no Fórum Econômico Mundial, que acontece em Genebra, na Suíça, no painel sobre as Perspectivas Econômicas Globais.

Baixar arquivo
Esportes

Desafio do técnico do Corinthians é armar meio-campo

Sylvinho descarta Paulinho como 1º volante e vê pressão como natural. Técnico do Corinthians crê que protagonistas do time podem atuar juntos.

Baixar arquivo
Política

Olinda Bolsonaro, mãe do presidente da República, morre aos 94 anos

Após a morte da mãe, na madrugada desta sexta-feira (21), o presidente Jair Bolsonaro (PL) cancelou compromissos em viagem à Guiana – país que faz fronteira com a região Norte do Brasil – e retornou ao país.

Baixar arquivo
Geral

Covid: Na Bahia servidores são afastados por não comprovarem vacinação

O governo da Bahia publicou no Diário Oficial as portarias que orientam o afastamento temporário de 283 servidores de 13 órgãos e secretarias do estado, por não comprovarem a vacinação contra a covid-19.

Baixar arquivo