Automóveis registrados a partir de agora terão documentação digital

DUT passa a se chamar ATPV-e e vale para carros inscritos este ano

Publicado em 06/01/2021 - 12:36 Por Lucas Pordeus León - Brasília

Os carros registrados a partir de agora terão todos os documentos em formato digital. Uma resolução do Contran, o Conselho Nacional de Trânsito, que entrou em vigor esta semana, tornou digital também o DUT, o Documento Único de Transferência. Esse é o documento usado na compra e venda de automóveis e serve para transferir a propriedade do veículo. Porém, o antigo DUT de papel segue valendo do mesmo jeito, e o novo formato digital, que passa a se chamar ATPV-e, Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo, será para os automóveis registrados a partir deste ano.  

O presidente do Departamento Nacional de Trânsito – o Denatran, Frederico Carneiro, explicou o procedimento para a transferência de propriedade do veículo com o documento digital.   

Após imprimir o documento, o proprietário do carro ainda precisa reconhecer a firma no cartório e efetivar a transferência no Detran. Ainda segundo o presidente do Denatran, a meta é que até julho de 2021 seja possível transferir a titularidade do veículo totalmente por meio digital.

O DUT foi o último documento de trânsito a ser digitalizado, pois já era possível obter o formato digital do Certificado de Registro do Veículo e do Licenciamento Anual. Além disso, a carteira de motorista também já tem a versão digital.

Portanto, a partir de agora, nenhum órgão de trânsito deve mais usar o papel verde característico dos documentos de carro. Os motoristas podem ter acesso aos documentos digitais, após pagarem os tributos anuais, nos portais dos Detrans de cada estado ou do Distrito Federal ou por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito.

Para não correr o risco de cair a bateria do celular bem na hora da fiscalização, é bom o motorista também imprimir o documento digital em casa e andar com ele no carro. O documento vem com um QR Code, um código, que comprova a autenticidade das informações.

Últimas notícias
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: sucesso de Ray Charles vira canção oficial da Geórgia

O sucesso “Georgia on My Mind” de Ray Charles se tornou a canção oficial do estado da Geórgia, nos Estados Unidos, em 24 de abril de 1979

Baixar arquivo
Geral

Estudo revela que Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância

O levantamento, que teve como base as informações do Cadastro Único, mostra que o Bolsa Família reduziu a pobreza na primeira infância de 81% para 6,7%.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de terça e próximas partidas de futebol

Pela Copa Sul-Americana, dois brasileiros em campo, o Athletico Paranaense visita o Danúbio no Uruguai. E o Bragantino recebe o Sportivo Luqueño, do Paraguai, em Bragança Paulista.

Baixar arquivo