Bolsonaro ressalta papel da aeronáutica em aniversário da força

Cerimônia de 80 anos aconteceu na Base Aérea de Brasília

Publicado em 20/01/2021 - 14:56 Por Leandro Martins - Brasília

A cerimônia comemorativa do aniversário de 80 anos do Comando da Aeronáutica aconteceu na Base Aérea de Brasília, nesta quarta-feira (20). Um dos depoimentos mais emocionados foi o do veterano Rodopiano Barbalho, tenente brigadeiro do ar. Ele comentou sobre as ações do início da aviação militar brasileira.

De acordo com o Instituto Internacional de Estudos Estratégicos, a FAB – Força Aérea Brasileira - é integrada por cerca de 77.500 militares. E, com mais de 620 aeronaves, é a maior força aérea do hemisfério sul e a segunda na América, superada apenas pela Força Aérea dos Estados Unidos.

O comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do Ar, Antonio Carlos Bermudez, comentou sobre a aquisição recente de novas aeronaves, que estão sendo integradas à FAB. E também destacou a importância da aviação militar para o país.

O presidente Jair Bolsonaro comentou sobre ações solidárias da FAB em tempos de paz. Ele apontou o recente transporte de suprimentos médicos a Manaus, para auxiliar os hospitais amazonenses que tratam pacientes da covid-19.

Durante a cerimônia, houve desfile militar e sobrevoo de aviões caça nos céus da região central de Brasília.

A Força Aérea Brasileira é uma das 3 forças militares oficiais do país, ao lado da Marinha e do Exército. A FAB iniciou ações de combate durante a 2ª Guerra Mundial, participando da guerra antissubmarino no Atlântico Sul e, na Europa, como integrante da Força Expedicionária Brasileira, que lutou ao lado dos Aliados na frente italiana.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo