logo Radioagência Nacional
Geral

Bolsonaro ressalta papel da aeronáutica em aniversário da força

Cerimônia de 80 anos aconteceu na Base Aérea de Brasília
Baixar
Leandro Martins
20/01/2021 - 14:56
Brasília

A cerimônia comemorativa do aniversário de 80 anos do Comando da Aeronáutica aconteceu na Base Aérea de Brasília, nesta quarta-feira (20). Um dos depoimentos mais emocionados foi o do veterano Rodopiano Barbalho, tenente brigadeiro do ar. Ele comentou sobre as ações do início da aviação militar brasileira.

De acordo com o Instituto Internacional de Estudos Estratégicos, a FAB – Força Aérea Brasileira - é integrada por cerca de 77.500 militares. E, com mais de 620 aeronaves, é a maior força aérea do hemisfério sul e a segunda na América, superada apenas pela Força Aérea dos Estados Unidos.

O comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do Ar, Antonio Carlos Bermudez, comentou sobre a aquisição recente de novas aeronaves, que estão sendo integradas à FAB. E também destacou a importância da aviação militar para o país.

O presidente Jair Bolsonaro comentou sobre ações solidárias da FAB em tempos de paz. Ele apontou o recente transporte de suprimentos médicos a Manaus, para auxiliar os hospitais amazonenses que tratam pacientes da covid-19.

Durante a cerimônia, houve desfile militar e sobrevoo de aviões caça nos céus da região central de Brasília.

A Força Aérea Brasileira é uma das 3 forças militares oficiais do país, ao lado da Marinha e do Exército. A FAB iniciou ações de combate durante a 2ª Guerra Mundial, participando da guerra antissubmarino no Atlântico Sul e, na Europa, como integrante da Força Expedicionária Brasileira, que lutou ao lado dos Aliados na frente italiana.

x