Bolsonaro ressalta papel da aeronáutica em aniversário da força

Cerimônia de 80 anos aconteceu na Base Aérea de Brasília

Publicado em 20/01/2021 - 14:56 Por Leandro Martins - Brasília

A cerimônia comemorativa do aniversário de 80 anos do Comando da Aeronáutica aconteceu na Base Aérea de Brasília, nesta quarta-feira (20). Um dos depoimentos mais emocionados foi o do veterano Rodopiano Barbalho, tenente brigadeiro do ar. Ele comentou sobre as ações do início da aviação militar brasileira.

De acordo com o Instituto Internacional de Estudos Estratégicos, a FAB – Força Aérea Brasileira - é integrada por cerca de 77.500 militares. E, com mais de 620 aeronaves, é a maior força aérea do hemisfério sul e a segunda na América, superada apenas pela Força Aérea dos Estados Unidos.

O comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do Ar, Antonio Carlos Bermudez, comentou sobre a aquisição recente de novas aeronaves, que estão sendo integradas à FAB. E também destacou a importância da aviação militar para o país.

O presidente Jair Bolsonaro comentou sobre ações solidárias da FAB em tempos de paz. Ele apontou o recente transporte de suprimentos médicos a Manaus, para auxiliar os hospitais amazonenses que tratam pacientes da covid-19.

Durante a cerimônia, houve desfile militar e sobrevoo de aviões caça nos céus da região central de Brasília.

A Força Aérea Brasileira é uma das 3 forças militares oficiais do país, ao lado da Marinha e do Exército. A FAB iniciou ações de combate durante a 2ª Guerra Mundial, participando da guerra antissubmarino no Atlântico Sul e, na Europa, como integrante da Força Expedicionária Brasileira, que lutou ao lado dos Aliados na frente italiana.

Últimas notícias
Geral

Brasil investe em infovias pelo Oceano Pacífico para melhorar internet

Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, assinou acordo com o governo colombiano para que a infraestrutura da internet brasileira tenha mais possibilidades de se conectar com o restante do mundo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MP de Meio Ambiente discute Amazônia e mudanças climáticas

Discussões serão feitas no 22º Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente, em Belém . Até a próxima sexta-feira, serão apresentadas experiências de projetos em desenvolvimento nas áreas de conservação socioambiental e redução das mudanças climáticas, além de propostas de políticas públicas para enfrentar os problemas climáticos.  

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Pobreza e extrema pobreza recuam no Brasil em 2023

O índice nacional de pobreza passou de 32% em 2022, para 27,5% em 2023. Queda foi registrada em 25 estados e no Distrito Federal. Bolsa Família e programas estaduais de transferência de renda contribuíram para a melhora nos índices.  

Baixar arquivo
Geral

Operação mira esquema de venda ilegal de óleo de maconha

O esquema contava com a participação de influenciadores digitais na venda de óleo de maconha para uso em cigarros eletrônicos, os vapes. E os produtos eram vendidos por meio de sites na internet, de perfis em redes sociais e no Whatsapp.  

Baixar arquivo
Política

Pacheco defende PEC do Quinquênio

A proposta estabelece um bônus de 5% a cada cinco anos trabalhado para magistrados, Ministério Público, delegados da Polícia Federal, advogados públicos e outras categorias.

Baixar arquivo
Geral

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

O Programa vai valer para setores como hotéis, shows, restaurantes e eventos esportivos. E ficam de fora, por exemplo, pensões, fretamento rodoviário de passageiros e excursões e transporte marítimo de passageiros aquaviários para passeios turísticos. 

Baixar arquivo