Contas de luz ficam até 8,6% mais caras no verão

Especialistas alertam que ações simples podem ajudar a diminuir custos

Publicado em 28/01/2021 - 16:54 Por Solimar Luz - Rio de Janeiro

O verão chegou e com ele as altas temperaturas. Para aguentar o calor intenso, as pessoas costumam recorrer ao uso de ar-condicionado e também ventiladores. Sem falar no abre e fecha da porta da geladeira em busca de uma água bem gelada. Mas, na hora em que a conta de luz chega…  Aí vem o susto. Dados da Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica, mostram que no verão a conta de luz chega a ficar até 8,6% mais cara.  

Especialistas alertam que, com ações simples, é possível fazer a conta de luz não pesar tanto no bolso, e ainda ajudar o meio ambiente. Para isso, basta seguir algumas dicas de eficiência energética. E para ajudar na utilização racional de energia, o consumidor conta com o Programa Brasileiro de Etiquetagem. Nele, os aparelhos são classificados de acordo com sua eficiência energética, auxiliando o consumidor a fazer uma compra mais consciente. Produtos classificados com a letra A, por exemplo, são os mais eficientes. O órgão recomenda que o consumidor observe alguns cuidados.

No caso dos ventiladores, a pesquisadora do Inmetro, Danielle Assafin, responsável pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem de ar-condicionado e refrigerador diz que é importante testar o produto, analisar se ele atende a sua expectativa e se "venta" como você gostaria.

Já no caso da geladeira, a pesquisadora diz que uma das dicas é nunca secar roupas na parte de trás do produto. Isso porque é naquela grade que ocorre a troca de calor com o ambiente, e quando ela é obstruída, prejudica o funcionamento e aumenta o consumo de energia.

Uma outra dica importante para economizar, é trocar as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes compactas. O que pode gerar uma economia de até R$ 240 para o bolso. Fogão com forno a gás pode gerar uma economia de R$ 80. 

No site do Inmetro, o consumidor tem acesso ao material com dicas completas para um consumo mais econômico e consciente da energia elétrica.

Últimas notícias
Geral

Tietasaura: nova espécie de dinossauro baiano é identificada

O espécime teria vivido no Recôncavo Baiano e foi batizado em homenagem ao romance de Jorge Amado. Os fósseis eram considerados perdidos, mas foram encontrados recentemente no Museu de História Natural de Londres. Ainda não há previsão de retorno para o Brasil.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo