Contas de luz ficam até 8,6% mais caras no verão
O verão chegou e com ele as altas temperaturas. Para aguentar o calor intenso, as pessoas costumam recorrer ao uso de ar-condicionado e também ventiladores. Sem falar no abre e fecha da porta da geladeira em busca de uma água bem gelada. Mas, na hora em que a conta de luz chega… Aí vem o susto. Dados da Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica, mostram que no verão a conta de luz chega a ficar até 8,6% mais cara.
Especialistas alertam que, com ações simples, é possível fazer a conta de luz não pesar tanto no bolso, e ainda ajudar o meio ambiente. Para isso, basta seguir algumas dicas de eficiência energética. E para ajudar na utilização racional de energia, o consumidor conta com o Programa Brasileiro de Etiquetagem. Nele, os aparelhos são classificados de acordo com sua eficiência energética, auxiliando o consumidor a fazer uma compra mais consciente. Produtos classificados com a letra A, por exemplo, são os mais eficientes. O órgão recomenda que o consumidor observe alguns cuidados.
No caso dos ventiladores, a pesquisadora do Inmetro, Danielle Assafin, responsável pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem de ar-condicionado e refrigerador diz que é importante testar o produto, analisar se ele atende a sua expectativa e se "venta" como você gostaria.
Já no caso da geladeira, a pesquisadora diz que uma das dicas é nunca secar roupas na parte de trás do produto. Isso porque é naquela grade que ocorre a troca de calor com o ambiente, e quando ela é obstruída, prejudica o funcionamento e aumenta o consumo de energia.
Uma outra dica importante para economizar, é trocar as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes compactas. O que pode gerar uma economia de até R$ 240 para o bolso. Fogão com forno a gás pode gerar uma economia de R$ 80.
No site do Inmetro, o consumidor tem acesso ao material com dicas completas para um consumo mais econômico e consciente da energia elétrica.