Desastre de Brumadinho completa 2 anos sem julgamento dos responsáveis

Onze vítimas ainda não foram localizadas; trabalho de resgate continua

Publicado em 25/01/2021 - 12:47 Por Leandro Siqueira, da Rádio Inconfidência - Belo Horizonte

O rompimento da barragem 1 da mina córrego do Feijão da mineradora Vale, em Brumadinho, completa dois anos nesta segunda-feira (25).

Das 270 vítimas fatais do desastre, 11 ainda não foram localizadas.

Os trabalhos de busca na região atingida pelos rejeitos de minério e lama continuam na maior operação de resgate da história do Brasil.

Atualmente, cerca de 60 bombeiros atam na operação, que só fo interrompida por cinco meses devido à pandemia de covid-19.

De acordo com os bombeiros, a maior parte do trabalho é feita com ajuda de máquinas pesadas, como escavadeiras e tratores.

Durante o período da operação, os militares mapearam as chamadas zonas quentes, locais com maior probabilidade de encontrar as vítimas.

Esse mapeamento foi feito com base em análises comparativas da região, velocidade de rejeitos e cruzamento de dados.

Enquanto as máquinas vão revirando a lama, os militares visualizam e vasculham qualquer indício que possa indicar a localização de um corpo ou segmento.

Desde o início da operação, em 25 de janeiro de 2019, cerca de 4 mil bombeiros participaram das buscas e não há previsão para o fim dos trabalhos.

A meta, segundo os militares, é encontrar todas as vítimas.

Além dos bombeiros, o Instituto Médico Legal da Polícia Civil possui uma equipe de prontidão para analisar os vestígios e segmentos de corpos que são localizados, para que a identificação possa acontecer da forma mais rápida possível.

Em alguns casos, foi necessário a análise de DNA para identificar as vítimas.

No total, 259 pessoas foram identificadas.

Em fevereiro do ano passado, a Justiça acatou a denúncia do Ministério Público estadual contra 16 pessoas pelos crimes de homicídio qualificado e crimes ambientais decorrentes do rompimento da barragem.

Dentre os denunciados estão o presidente, diretores, gerentes e engenheiros da Vale na época do desastre, e também da empresa alemã Tuv Süd, que emitiu laudo atestando a segurança da barragem. O processo está em tramitação na segunda vara criminal da Comarca de Brumadinho, mas ainda não há previsão de julgamento.

 

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo