logo Radioagência Nacional
Geral

Mais famoso do país, réveillon da Praia de Copacabana foi 90% menor

Avaliação foi feita pelo volume de lixo coletado na madrugada
Baixar
Raquel Júnia
01/01/2021 - 11:09
Rio de Janeiro
Queima de fogos na praia de Copacabana, Réveillon Rio 2019
© Gabriel Monteiro/SECOM

Pouco mais de 6 toneladas. Podemos dizer que esse foi o tamanho do réveillon em Copacabana, na zona sul do Rio, com pouca gente, sem fogos e alguns pequenos encontros.

A mais tradicional festa da virada da capital fluminense geralmente é medida também pelo volume de lixo recolhido pela Companhia Municipal de Limpeza Urbana, a Comlurb, durante a madrugada.

Para se ter uma ideia, na chegada de 2020, foram recolhidas 50 toneladas até por volta de 3h da manhã. Em 2021, o volume foi de apenas cerca de 12% desse total, uma diferença de mais de 40 toneladas. A medir pelo lixo, podemos dizer também que a festa foi quase 90% menor.

A Comlurb disse que ao longo da noite foi monitorando a necessidade de mais efetivo e colocou para a limpeza 70% do pessoal que geralmente trabalha na festa na praia de Copacabana. O presidente da Companhia, Flavio Lopes, destacou a diferença do réveillon mais atípico do Rio.

Segundo a Comlurb, com a falta de lixo de orla, as equipes foram remanejadas para limpar áreas que não eram abrangidas nessa primeira limpeza do ano, como as ruas mais ao interior dos bairros litorâneos. Segundo a companhia, em outras regiões da cidade também não houve acúmulo expressivo de lixo.

x