Morre de covid-19 o arcebispo emérito do Rio dom Eusébio Scheid
O arcebispo emérito do Rio de Janeiro, Cardeal Eusébio Oscar Scheid morreu nessa quarta feira (13). Ele morava na cidade de São José dos Campos, São Paulo e estava internado há Hospital São Francisco, em Jacareí, devido à covid-19 e não resistiu após contrair uma forte pneumonia
O cardeal tinha 88 anos, desses, 60 dedicados à Igreja Católica.
Dom Eusébio nasceu em Luzerna, Santa Catarina, no dia 8 de dezembro de 1932. Foi ordenado presbítero no dia 3 de julho de 1960 e se tornou o primeiro bispo da Diocese de São José dos Campos em 1981, nomeado pelo papa João Paulo II, quando adotou o lema “Deus é bom”.
Em 1991, foi transferido para a Arquidiocese de Florianópolis e, em 2001, veio para o Rio de Janeiro, sucedendo o Cardeal Eugênio Sales. Participou do conclave que elegeu o papa Bento XVI. Tornou-se arcebispo emérito no dia 27 de fevereiro de 2009, sendo sucedido pelo Cardeal Orani João Tempesta, atual arcebispo do Rio
Como mestre e doutor em Cristologia, também teve diversos livros publicados entre eles, Introdução à Pastoral Familiar e Ministério do Acolhimento.
Devido à pandemia, não haverá velório nem missa com participação dos fiéis. O enterro será logo mais, às 18h no Ossuário da Catedral São Dimas. Depois, às 19h30, será celebrada missa em sufrágio pela alma de dom Eusébio, que será transmitida pelas mídias sociais da Catedral.