Morre de covid-19 o arcebispo emérito do Rio dom Eusébio Scheid

Ele tinha 88 anos e não resistiu após contrair uma forte pneumonia

Publicado em 14/01/2021 - 11:06 Por Cynthia Cruz - Rio de Janeiro

O arcebispo emérito do Rio de Janeiro, Cardeal Eusébio Oscar Scheid morreu nessa quarta feira (13). Ele morava na cidade de São José dos Campos, São Paulo e estava internado há Hospital São Francisco, em Jacareí, devido à covid-19 e não resistiu após contrair uma forte pneumonia

O cardeal tinha 88 anos, desses, 60 dedicados à Igreja Católica.

Dom Eusébio nasceu em Luzerna, Santa Catarina, no dia 8 de dezembro de 1932. Foi ordenado presbítero no dia 3 de julho de 1960 e se tornou o primeiro bispo da Diocese de São José dos Campos em 1981, nomeado pelo papa João Paulo II, quando adotou o lema “Deus é bom”.

Em 1991, foi transferido para a Arquidiocese de Florianópolis e, em 2001, veio para o Rio de Janeiro, sucedendo o Cardeal Eugênio Sales. Participou do conclave que elegeu o papa Bento XVI. Tornou-se arcebispo emérito no dia 27 de fevereiro de 2009, sendo sucedido pelo Cardeal Orani João Tempesta, atual arcebispo do Rio

Como mestre e doutor em Cristologia, também teve diversos livros publicados entre eles, Introdução à Pastoral Familiar e Ministério do Acolhimento.

Devido à pandemia, não haverá velório nem missa com participação dos fiéis. O enterro será logo mais, às 18h no Ossuário da Catedral São Dimas. Depois, às 19h30, será celebrada missa em sufrágio pela alma de dom Eusébio, que será transmitida pelas mídias sociais da Catedral.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Hospital do Câncer de Presidente Prudente é credenciado ao SUS

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participaram, neste sábado (31), da cerimônia de credenciamento do Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente, interior de São Paulo, ao Sistema Único de Saúde. 

Baixar arquivo
Saúde

Butantan pede autorização à Anvisa para aplicar CoronaVac em crianças

A Agência informou que a inclusão de uma nova faixa etária depende do encaminhamento de estudos que comprovem segurança e eficácia para as idades solicitadas. Única liberada para menores até o momento é a Pfizer.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz inicia produção do IFA nacional e entrega 80 milhões de doses

A produção na fábrica de Bio-Manguinhos, no Rio de Janeiro, é um marco para a produção autônoma da vacina da Astrazeneca no Brasil. Até então a Fiocruz dependia da importação do insumo.

Baixar arquivo
Geral

Aumenta em 30% a presença de animais de companhia em lares brasileiros

De acordo com a pesquisa Radar Pet 2021, realizada pela Comissão de Animais de Companhia Comac, o número de animais de companhia nos lares brasileiros aumentou cerca de 30% durante a pandemia do novo coronavírus.

Baixar arquivo
Geral

Conta de energia elétrica continua na bandeira vermelha em agosto

Segundo a Aneel, a bandeira vermelha se justifica pelo baixo nível dos principais reservatórios do SIN, o Sistema Interligado Nacional.

Baixar arquivo