Morre de covid-19 o arcebispo emérito do Rio dom Eusébio Scheid

Ele tinha 88 anos e não resistiu após contrair uma forte pneumonia

Publicado em 14/01/2021 - 11:06 Por Cynthia Cruz - Rio de Janeiro

O arcebispo emérito do Rio de Janeiro, Cardeal Eusébio Oscar Scheid morreu nessa quarta feira (13). Ele morava na cidade de São José dos Campos, São Paulo e estava internado há Hospital São Francisco, em Jacareí, devido à covid-19 e não resistiu após contrair uma forte pneumonia

O cardeal tinha 88 anos, desses, 60 dedicados à Igreja Católica.

Dom Eusébio nasceu em Luzerna, Santa Catarina, no dia 8 de dezembro de 1932. Foi ordenado presbítero no dia 3 de julho de 1960 e se tornou o primeiro bispo da Diocese de São José dos Campos em 1981, nomeado pelo papa João Paulo II, quando adotou o lema “Deus é bom”.

Em 1991, foi transferido para a Arquidiocese de Florianópolis e, em 2001, veio para o Rio de Janeiro, sucedendo o Cardeal Eugênio Sales. Participou do conclave que elegeu o papa Bento XVI. Tornou-se arcebispo emérito no dia 27 de fevereiro de 2009, sendo sucedido pelo Cardeal Orani João Tempesta, atual arcebispo do Rio

Como mestre e doutor em Cristologia, também teve diversos livros publicados entre eles, Introdução à Pastoral Familiar e Ministério do Acolhimento.

Devido à pandemia, não haverá velório nem missa com participação dos fiéis. O enterro será logo mais, às 18h no Ossuário da Catedral São Dimas. Depois, às 19h30, será celebrada missa em sufrágio pela alma de dom Eusébio, que será transmitida pelas mídias sociais da Catedral.

 

Últimas notícias
Meio Ambiente

STF adia decisão sobre acordo coletivo no transporte

O Supremo Tribunal Federal adiou, nesta quinta-feira, a conclusão do julgamento que vai decidir se as convenções coletivas que tratam de direitos não previstos na Constituição prevalecem sobre as leis trabalhistas. 

Baixar arquivo
Justiça

PGR arquiva pedido de investigação contra Alexandre de Moraes

Na semana passada Bolsonaro entrou com a ação na PGR, que é semelhante à queixa-crime por abuso de autoridade protocolada no STF contra Moraes e rejeitada pelo ministro Dias Toffoli. 

Baixar arquivo
Saúde

Planos de Saúde: ANS autoriza reajuste mais alto da história, 15,5%

A maioria dos diretores da ANS, Agência Nacional de Saúde Suplementar, decidiu que as operadoras de saúde podem reajustar o valor da mensalidade dos planos individuais e familiares em até 15,5%. Foram 4 votos a 1.

Baixar arquivo
Política

Alesp registra recorde em processos por quebra de decoro parlamentar

Os deputados e deputadas da atual legislatura respondem por mais de 97% de todas as representações e denúncias registradas no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do estado.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas que atingem o Nordeste devem se intensificar no fim de semana

A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia que emitiu alerta vermelho para o leste do Nordeste, onde as chuvas podem atingir de 150 a 200 milímetros por dia entre sexta-feira e domingo

Baixar arquivo
Geral

RJ: Polícia Civil agora afirma que foram 23 mortos na Vila Cruzeiro

A Polícia Civil informou que outros três mortos que chegaram ao Instituto Médico Legal eram, na verdade, de outra ocorrência no morro do Juramento, também na zona norte.

Baixar arquivo