Morre de covid-19 o arcebispo emérito do Rio dom Eusébio Scheid

Ele tinha 88 anos e não resistiu após contrair uma forte pneumonia

Publicado em quinta-feira, 14 Janeiro, 2021 - 11:06 Por Cynthia Cruz - Rio de Janeiro

O arcebispo emérito do Rio de Janeiro, Cardeal Eusébio Oscar Scheid morreu nessa quarta feira (13). Ele morava na cidade de São José dos Campos, São Paulo e estava internado há Hospital São Francisco, em Jacareí, devido à covid-19 e não resistiu após contrair uma forte pneumonia

O cardeal tinha 88 anos, desses, 60 dedicados à Igreja Católica.

Dom Eusébio nasceu em Luzerna, Santa Catarina, no dia 8 de dezembro de 1932. Foi ordenado presbítero no dia 3 de julho de 1960 e se tornou o primeiro bispo da Diocese de São José dos Campos em 1981, nomeado pelo papa João Paulo II, quando adotou o lema “Deus é bom”.

Em 1991, foi transferido para a Arquidiocese de Florianópolis e, em 2001, veio para o Rio de Janeiro, sucedendo o Cardeal Eugênio Sales. Participou do conclave que elegeu o papa Bento XVI. Tornou-se arcebispo emérito no dia 27 de fevereiro de 2009, sendo sucedido pelo Cardeal Orani João Tempesta, atual arcebispo do Rio

Como mestre e doutor em Cristologia, também teve diversos livros publicados entre eles, Introdução à Pastoral Familiar e Ministério do Acolhimento.

Devido à pandemia, não haverá velório nem missa com participação dos fiéis. O enterro será logo mais, às 18h no Ossuário da Catedral São Dimas. Depois, às 19h30, será celebrada missa em sufrágio pela alma de dom Eusébio, que será transmitida pelas mídias sociais da Catedral.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Senacon alerta sobre falsos imunizantes contra covid-19

Prática de venda dessas vacinas foi comunicada pelo Procon de São Paulo. Criminosos estariam se aproveitando desse momento em que a população está na expectativa de se vacinar e a proximidade da campanha da vacinação contra a doença, para oferecer vacinas falsificadas em sites de várias regiões do país.

Baixar arquivo
Saúde

RJ inicia distribuição de seringas para vacinação de covid-19

Ao todo, nesta 1ª fase, a Secretaria de Estado de Saúde enviará 5 milhões e meio de seringas descartáveis aos 92 municípios fluminenses. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa publica plano para monitorar efeitos da vacina para covid-19

Um dos pontos previstos no plano é a criação de uma sala de situação para a vigilância de eventos adversos das vacinas contra covid-19. 

Baixar arquivo
Geral

Pará terá revisão de bandeira tarifária de energia

A partir deste sábado (17), a bandeira passa de laranja para vermelha. A medida, publicada no Diário Oficial do estado, busca conter a contaminação da covid-19 no Pará. A decisão leva em conta a capacidade hospitalar e a evolução da Covid-19 nas regiões do estado.

Baixar arquivo
Saúde

Farmacêutica pede uso emergencial de imunizante Sputnik V

Pedido temporário e emergencial para utilização de 10 milhões de doses do imunizante Sputnik V no Brasil.

Baixar arquivo
Saúde

Avião da Azul levará cilindros de oxigênio para Manaus

Aeronave AirBus A330, que tem capacidade para transportar 70 toneladas de carga, deve chegar à capital amazonense no final da tarde.

Baixar arquivo