MP investiga suposta fura-fila da vacina contra Covid-19 em Manaus

Denúncias citam filhas de empresário imunizadas após nomeação

Publicado em 20/01/2021 - 20:54 Por Kariane Costa - Brasília

Diante de denúncias de que políticos e parentes estariam furando a fila da vacina contra a Covid 19 no Amazonas, os Ministérios Públicos do Estado, de Contas e do Trabalho, em conjunto com as Defensorias Públicas da União e do Estado decidiram investigar o suposto desvio de doses na região.

Nesta primeira etapa, a imunização é destinada somente a profissionais de saúde que estão na linha de frente, idosos que moram em asilos e indígenas aldeados. No entanto, relatos invadiram as redes sociais de que está havendo aplicação das vacinas em pessoas que não pertencem aos grupos prioritários.

A polêmica começou após duas médicas, filhas de um empresário do ramo da educação no Amazonas, tomarem a vacina contra a Covid-19 logo após serem nomeadas para trabalhar na área administrativa de uma Unidade Básica de Saúde na segunda-feira, dia que chegaram as vacinas ao estado.

Nas redes sociais, as profissionais afirmam que atuam na linha de frente da unidade batizada com o nome do pai das médicas, que é dono de uma Universidade e das Escolas Nilton Lins.

Pela rede social, o prefeito de Manaus, Davi Almeida, negou que a prefeitura tenha cometido um ato ilícito, e argumentou que começou a vacinação pelas Unidades Básicas de Saúde porque não havia chegado ainda o planejamento estadual para os hospitais da região.

O prefeito não especificou se as duas médicas em questão trabalhavam atendendo pacientes, já que foram nomeadas para gerenciar projetos. Mas defendeu que elas estavam no plantão.

O governo do Amazonas divulgou nota afirmando que apenas distribui as vacinas, e que a aplicação é feita pelas prefeituras.

A recomendação dos Ministérios Públicos e também das Defensorias é para que as secretarias de Saúde do Estado e do Município de Manaus, ao aplicarem essas primeiras doses, priorizem aqueles que estão em situação de maior vulnerabilidade. Por exemplo, os profissionais de saúde idosos, que apresentam comorbidades.

E as denúncias em Manaus não são um caso isolado. Em Pombal, a 370 km de João Pessoa, Paraíba, o prefeito da cidade, Abmael de Sousa Lacerda, do MDB, foi o primeiro a tomar a vacina da Covid-19, mesmo sem estar no grupo prioritário para receber a dose da CoronaVac. O prefeito é médico e tem 66 anos, mas não atua na linha de frente no combate à pandemia.

Também no Nordeste, no município de Itabi, em Sergipe, o prefeito Júnior de Amynthas, do partido Democratas, foi o primeiro a receber a vacina.

Em Jupi, Pernambuco, os primeiros vacinados foram a secretária de Saúde, Maria Nadir Ferro, e o fotógrafo oficial da prefeitura. Os dois também não fazem parte do grupo prioritário.

E em Candiba, no centro-sul baiano, o prefeito Reginaldo Prado, do PSD, foi uma das duas primeiras pessoas a tomarem a vacina contra a Covid-19, mesmo sem fazer parte do grupo prioritário.

Até o fechamento desta reportagem, não conseguimos contato com as prefeituras citadas.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo