Perdeu ou achou documento pessoal? Procure os Correios

Publicado em 10/01/2021 - 14:22 Por Daniel Ito - Brasília

Nesta época do ano em que muita gente sai de férias, é comum a perda de documentos pessoais. Muita gente não sabe, mas os Correios oferecem ao cidadão o serviço de achados e perdidos com cobertura em todo o país.

Se você encontrar um documento perdido e não conseguir contatar o dono, basta entregá-lo em qualquer unidade dos Correios, ou depositá-lo nas caixas de coleta de correspondências. O documento vai ficar disponível para retirada durante o prazo de sessenta dias, contados a partir da data de recebimento na agência. Se o dono não aparecer, o documento vai ser devolvido ao órgão emissor.

E se você perdeu um documento por aí, é possível verificar no site dos Correios se ele foi encontrado e em qual agência está disponível para a retirada. O superintendente dos Correios em Brasília, Luís Fernando Castilho Lavoyer, explica que a retirada do documento perdido só é autorizada ao titular do mesmo ou aos seus representantes legais.

O serviço de achados e perdidos dos Correios não é novo: ele existe há mais de três décadas. Todos os anos, a empresa pública recebe em suas agências mais de 170 mil documentos perdidos. Em 2020, por causa da pandemia e do isolamento social, esse número caiu para cerca de 90 mil documentos.

Últimas notícias
Geral

Ainda internada, Roseana Murray afirma: há que buscar beleza

A escritora, que foi atacada por pitbulls no começo de abril, planeja sarau de poesia no hospital. Aprender a escrever os poemas com a mão esquerda também faz parte dos planos de recuperação.

Baixar arquivo
Internacional

Ataque a Israel coloca Irã em destaque, acredita especialista

Robson Valdez, professor do Instituto Brasileiro de Ensino, acredita que o ataque pode interferir no conflito na Faixa de Gaza. Para o professor de Relações Internacionais da USP, Pedro Dallari, há o risco de a situação sair do controle, resultando em um conflito generalizado na região. “Eu diria que isso não é provável, mas é possível”, pondera.

Baixar arquivo
Justiça

CNJ afasta ex-juíza da Lava Jato e mais três magistrados

Investigação do corregedor do Conselho Nacional de Justiça identificou irregularidades e ilegalidades. A Associação dos Juízes Federais do Brasil espera que o plenário do CNJ descarte a decisão. 

Baixar arquivo
Economia

Tensão entre Irã e Israel pode abalar o mercado de petróleo no mundo

Especialistas dizem que uma resposta mais forte de Israel pode escalar o conflito na região. Por isso, há pressão internacional, inclusive dos Estados Unidos, por uma reação mais moderada.

Baixar arquivo
Geral

Dengue: São Paulo registra 285 mortes e 573 mil casos

O maior número de óbitos está na capital paulista, com 39, seguida de Guarulhos, na região metropolitana, com 26 casos - as duas cidades mais populosas do estado.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Casamento precoce: 40 meninas de até 17 anos se casam por dia no país

De acordo com a Organização das Nações Unidas, o Brasil é o 4º país, no mundo, em números de meninas que se casam antes dos 18 anos.

Baixar arquivo