Caminhoneiros de Minas continuam em protesto por preço de combustível

Eles pedem a revisão de impostos e da política de preços da Petrobras

Publicado em 26/02/2021 - 21:29 Por Gésio Passos - Brasília

Continua o protesto dos caminhoneiros em Minas Gerais contra o preço do combustível, pela revisão de impostos e a mudança da política de preço da Petrobras. O movimento começou nessa quinta-feira (26) e já provoca falta de combustível nos postos de Belo Horizonte.

O advogado Felipe Ferro conta a dificuldade de encontrar combustível na capital mineira.

O caminhoneiro Frederico Carvalho trabalha no transporte de minério de ferro. Ele também aderiu a paralisação iniciada pelos colegas que transportam combustíveis.

José Roberto Stringasci, diretor da Associação Nacional de Transporte no Brasil, afirma que o movimento deve ganhar corpo no país enquanto a taxação dos combustíveis e a política de preços da Petrobras não for alterada.

O presidente Jair Bolsonaro anunciou, na semana passada, que isentaria apenas o diesel de imposto federal por dois meses. Mas a proposta ainda não foi oficializada.

O governo federal ainda encaminhou ao Congresso uma proposta que unifica a cobrança do ICMS, que é um imposto estadual, sobre o combustível em todo país, garantindo um valor fixo por litro.

Desde o início do ano, a Petrobras já aumentou os preços dos combustíveis cinco vezes. No caso do diesel, os aumentos nas refinarias foram de 11%. No caso da gasolina, os preços subiram 20%.

A estatal diz que a política de preço dos combustíveis segue o preço do petróleo no mercado internacional, que acompanha a variação da cotação do dólar.

Procurado, o governo de Minas Gerais ainda não se manifestou sobre a paralisação dos caminhoneiros e o pedido de redução do ICMS sobre o combustível no estado.

 

Últimas notícias
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo