Falta de água no Rio: afetados terão desconto por falha do Lameirão

Problema ocorreu no fim de 2020 e durou mais de um mês

Publicado em 19/02/2021 - 19:20 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

Consumidores da Cedae vão receber desconto de 25% sobre o valor das contas de água emitidas a partir de março. A medida visa compensar os transtornos causados à população, que enfrentou severos problemas de desabastecimento devido à redução da capacidade operacional da Elevatória do Lameirão nos meses de novembro e dezembro.

Segundo a companhia, o benefício será concedido sem que o cliente precise fazer a solicitação, e vale para residências que tenham ou não hidrômetro faturado pelo consumo mínimo.

A medida é fruto de acordo celebrado nesta sexta-feira pela Companhia de Águas e Esgotos com a Defensoria Pública e o Ministério Público do Rio de Janeiro, além da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Rio de Janeiro, mediado pela Procuradoria-Geral do Estado.

O acordo ainda prevê um investimento de R$ 34 milhões pela Cedae em equipamentos e obras na unidade do Lameirão, aumentando a segurança operacional.

Entre 15 de novembro e 21 de dezembro, a elevatória passou por manutenção, prejudicando o abastecimento em diversos bairros do Rio e também da Baixada Fluminense.

A Elevatória voltou a operar com total capacidade em 21 de dezembro, mas o fornecimento de água só foi normalizado dois dias depois. Segundo a Cedae, o cálculo para o desconto vai considerar o total de 38 dias e deve contemplar 154 mil residências efetivamente afetadas pela redução do abastecimento. O valor do desconto será discriminado na fatura.

A Companhia informou ainda que os consumidores que não receberem o desconto, mas que no período sentiram os efeitos do problema na elevatória, podem fazer uma solicitação para pleitear a redução de 25%. Para isso, será preciso enviar um requerimento formal pelo e-mail revisaodecontalameirao@cedae.com.br, com dados do imóvel, do titular da conta e cópia de documentos que possam comprovar os fatos, como notas fiscais.

Últimas notícias
Cultura

Festival Revelando São Paulo oferece música, artesanato e gastronomia

Mais de cem munícipios de 14 regiões do estado de São Paulo estão na programação do maior festival de culturas tradicionais paulistas. São esperados mais de 80 mil visitantes. 

Baixar arquivo
Economia

Fazenda aumenta estimativa para PIB de 2024 de 2,5% para 3,2%

O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, avalia que a inesperada crise climática vem afetando diretamente a inflação brasileira.

Baixar arquivo
Economia

FGTS: saque-aniversário pode virar empréstimo consignado

Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, diz que governo enviará proposta ao Congresso Nacional para transformar o saque-aniversário em empréstimo consignado com juros baixos.

Baixar arquivo
Economia

Petrobras inaugura a maior unidade de processamento de gás do país

A unidade é a primeira inaugurada no antigo Comperj, Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, localizado em Itaboraí, na região metropolitana do, agora rebatizado de Complexo de Energias Boaventura.

Baixar arquivo
Economia

Produtores prejudicados por queimadas terão financiamento do RenovAgro

Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou que serão disponibilizados R$ 6,5 bilhões do Plano Safra 2024/2025. 

Baixar arquivo
Política

G20: grupo de trabalho destaca ampliação da agricultura familiar

O encontro reuniu 23 ministros da Agricultura e representantes de quase 50 países. Eles assinaram uma declaração ministerial. O documento será levado à cúpula do G20 em novembro.  

Baixar arquivo