Falta de água no Rio: afetados terão desconto por falha do Lameirão
Consumidores da Cedae vão receber desconto de 25% sobre o valor das contas de água emitidas a partir de março. A medida visa compensar os transtornos causados à população, que enfrentou severos problemas de desabastecimento devido à redução da capacidade operacional da Elevatória do Lameirão nos meses de novembro e dezembro.
Segundo a companhia, o benefício será concedido sem que o cliente precise fazer a solicitação, e vale para residências que tenham ou não hidrômetro faturado pelo consumo mínimo.
A medida é fruto de acordo celebrado nesta sexta-feira pela Companhia de Águas e Esgotos com a Defensoria Pública e o Ministério Público do Rio de Janeiro, além da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Rio de Janeiro, mediado pela Procuradoria-Geral do Estado.
O acordo ainda prevê um investimento de R$ 34 milhões pela Cedae em equipamentos e obras na unidade do Lameirão, aumentando a segurança operacional.
Entre 15 de novembro e 21 de dezembro, a elevatória passou por manutenção, prejudicando o abastecimento em diversos bairros do Rio e também da Baixada Fluminense.
A Elevatória voltou a operar com total capacidade em 21 de dezembro, mas o fornecimento de água só foi normalizado dois dias depois. Segundo a Cedae, o cálculo para o desconto vai considerar o total de 38 dias e deve contemplar 154 mil residências efetivamente afetadas pela redução do abastecimento. O valor do desconto será discriminado na fatura.
A Companhia informou ainda que os consumidores que não receberem o desconto, mas que no período sentiram os efeitos do problema na elevatória, podem fazer uma solicitação para pleitear a redução de 25%. Para isso, será preciso enviar um requerimento formal pelo e-mail revisaodecontalameirao@cedae.com.br, com dados do imóvel, do titular da conta e cópia de documentos que possam comprovar os fatos, como notas fiscais.