Falta de água no Rio: afetados terão desconto por falha do Lameirão

Problema ocorreu no fim de 2020 e durou mais de um mês

Publicado em 19/02/2021 - 19:20 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

Consumidores da Cedae vão receber desconto de 25% sobre o valor das contas de água emitidas a partir de março. A medida visa compensar os transtornos causados à população, que enfrentou severos problemas de desabastecimento devido à redução da capacidade operacional da Elevatória do Lameirão nos meses de novembro e dezembro.

Segundo a companhia, o benefício será concedido sem que o cliente precise fazer a solicitação, e vale para residências que tenham ou não hidrômetro faturado pelo consumo mínimo.

A medida é fruto de acordo celebrado nesta sexta-feira pela Companhia de Águas e Esgotos com a Defensoria Pública e o Ministério Público do Rio de Janeiro, além da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Rio de Janeiro, mediado pela Procuradoria-Geral do Estado.

O acordo ainda prevê um investimento de R$ 34 milhões pela Cedae em equipamentos e obras na unidade do Lameirão, aumentando a segurança operacional.

Entre 15 de novembro e 21 de dezembro, a elevatória passou por manutenção, prejudicando o abastecimento em diversos bairros do Rio e também da Baixada Fluminense.

A Elevatória voltou a operar com total capacidade em 21 de dezembro, mas o fornecimento de água só foi normalizado dois dias depois. Segundo a Cedae, o cálculo para o desconto vai considerar o total de 38 dias e deve contemplar 154 mil residências efetivamente afetadas pela redução do abastecimento. O valor do desconto será discriminado na fatura.

A Companhia informou ainda que os consumidores que não receberem o desconto, mas que no período sentiram os efeitos do problema na elevatória, podem fazer uma solicitação para pleitear a redução de 25%. Para isso, será preciso enviar um requerimento formal pelo e-mail revisaodecontalameirao@cedae.com.br, com dados do imóvel, do titular da conta e cópia de documentos que possam comprovar os fatos, como notas fiscais.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Corpo de Dom Phillips é velado em Niterói, no Rio de Janeiro

Durante o velório, um pronunciamento foi lido pela irmã do jornalista. Sian Phillips destacou os motivos que levaram Dom a ser assassinado e selou um compromisso de continuar o trabalho dele.

Baixar arquivo
Saúde

Navio hospitalar atenderá comunidades ribeirinhas do Pantanal

Até o dia 3 de julho, o Navio de Assistência Hospitalar Tenente Maximiano vai percorrer os 520 quilômetros no trecho sul do Rio Paraguai para atendimentos médicos e odontológicos.

Baixar arquivo
Educação

Covid: Fiocruz reafirma importância de manter aulas presenciais

A Fundação Oswaldo Cruz enfatiza que é necessário ter disponibilidade de testes para covid-19 na comunidade escolar e recomenda que seja dada prioridade à vacinação com doses de reforço aos trabalhadores da educação.

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: a Rádio Nacional

Não é possível contar a história do rádio no Brasil, sem mencionar a Rádio Nacional. Entre os anos 1940 e 1950, a emissora foi responsável por inesquecíveis programas, formatos e profissionais de nosso rádio.

Baixar arquivo
Geral

Acidente com avião de pequeno porte deixa três mortos em SP

Um avião de pequeno porte caiu em Salto do Pirapora no interior de São Paulo. Depois da queda, a aeronave pegou fogo. Três pessoas morreram no acidente. O piloto, a esposa e uma funcionária do casal. O corpo de bombeiros foi acionado pouco antes do meio-dia e trabalhou no resgate. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Multas ambientais são convertidas em insumos para proteção de animais

São equipamentos como mesa de atendimento veterinário, ultrassonografia, terapia a laser e a construção de recintos de voo, utilizados para tratamento e reabilitação dos animais.

Baixar arquivo