Presidente faz sobrevoo no Acre e anuncia medidas para áreas atingidas

Como parte da ajuda o MS entregou mais de 22 mil doses de vacina

Publicado em 25/02/2021 - 11:11 Por Gabriella Noronha - Rio Branco - AC

Aos 77 anos, Maria Mendes diz que nunca viu a água subir tão rápido na capital Rio Branco. As tempestades dos últimos dias mudaram a paisagem do Bairro onde ela mora. As águas do Rio Acre invadiram casas e ruas.  Carros deram lugar as embarcações. Para Dona Maria, mesmo que o nível da água tenha baixado, o cenário ainda é preocupante.

As enchentes afetam 10, dos 22 municípios do Acre.  Pelo menos 4 mil famílias estão desalojadas.  Além das cheias dos rios, que causam alagamentos em diversos pontos do estado, o Acre também enfrenta surto de dengue e a pandemia de covid-19. Nesta quarta-feira (24) o presidente Jair Bolsonaro e ministros de estado visitaram a região e fizeram um  sobrevoo às cidades mais afetadas.

Como parte da ajuda do Governo Federal o ministério da Saúde entregou mais de 22 mil doses de vacina ao governo local, para ampliar as estratégias de controle do coronavírus. Segundo o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, uma equipe do ministério vem trabalhando em diversas frentes no Estado.

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, também anunciou medidas de apoio a população do Acre. Segundo ele o banco vai fazer uma pausa na cobrança do pagamento de crédito e deve liberar o FGTS para a população de 10 municípios em estado de calamidade pública.

O Governo Federal vai liberar também mais recursos aos municípios atingidos. De acordo com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, serão enviados recursos emergenciais.

Nesta semana, o Governo Federal disponibilizou R$ 450 milhões para o ministério do Desenvolvimento Regional. Os recursos, de crédito extraordinário, devem ser usados para apoiar estados e municípios no enfrentamento aos desastres naturais.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo