Em toque de recolher, fiscalização flagra baile com 190 idosos em SP

Capital e região metropolitana foram rebaixadas para fase laranja

Publicado em 02/03/2021 - 11:10 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

No primeiro final de semana em que começou a funcionar o toque de recolher no estado de São Paulo entre 23h e 5h da manhã, a vigilância sanitária fez quase 4 mil fiscalizações. 286 estabelecimentos fora autuados entre a noite de sexta-feira (26) e a noite de domingo (28).

Entre os flagrantes, havia até um baile para terceira idade que reunia mais de 190 idosos. A festa foi interditada.

Critstina Megid, diretora de Centro de Vigilância Sanitária do estado disse que as cenas no final de semana assustaram os fiscais.

Além do toque de recolher, a capital paulista e todas as cidades da região metropolitana foram rebaixadas para a fase laranja do Plano São Paulo, com muito mais restrições.
Na etapa laranja, serviços não essenciais podem funcionar por no máximo 8 horas por dia e com atendimento presencial máximo de 40% da capacidade.

Todos devem fechar as portas até às 20h e o consumo em bares está proibido.

Com o crescimento da pandemia do novo coronavírus outras regiões do estado também foram rebaixadas e voltaram a para a fase laranja. Entre elas estão Campinas, Registro e Sorocaba.
Mais de 70% da população do estado está nessa fase que é a segunda mais restritiva do plano que orienta a flexibilização ou as restrições da quarentena.
Outras regiões do estado estão em situação ainda pior. Marília e Ribeirão Preto foram rebaixadas para a fase vermelha, em que apenas serviços essenciais podem abrir, como supermercados, postos de combustíveis, padarias e farmácias.

Ao mesmo tempo que a pandemia fica mais grave em todo o estado, a ansiedade pela vacina aumenta e filas de idosos aguardando por vacinas voltaram as ser registradas na capital paulista.

Esse segunda-feira (1) foi o primeiro dia de vacinação das pessoas entre 80 e 84 anos nas unidades básicas de saúde.

Em Moema, na zona sul da cidade, os idosos entraram na fila de madrugada. Na Vila Romana, zona oeste da cidade, mais de 50 pessoas amanheceram na fila à espera da vacina.

Desde sábado (27), quando o governo do estado resolveu antecipar a vacinação dos idosos acima de 80 anos, vem sendo registradas filas.

Na região do estádio do pacaembu, no Centro da cidade, que conta um dos drive-thrus montados para atender a população prioritária, a fila de carros durou mais de 6 horas e muitos desistiram de tomar a vacina. A situação foi parecida no complexo do Anhembi, na zona norte da capital. Uma fila quilométrica se formou na pista local da marginal Tiête.
Durante coletiva de imprensa nessa segunda-feira, o governador de São Paulo João Dória chegou a sugerir que as pessoas levem garrafas dágua dentro dos carros para não desidratarem.

Em nota, a secretaria municipal de saúde recomendou que os idosos busquem a vacina de maneira gradual, evitando aglomerações nos postos de saúde. A nota não esclarece o que é preciso fazer para conseguir chegar nos locais de vacinação de forma gradual.
No último final de semana, a prefeitura estima ter vacinado pouco mais de 18 mil idosos.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Covid-19: vacina pesquisada em MG tem resposta positiva em camundongos

Pesquisa é desenvolvida por pesquisadores da Fiocruz e da Universidade Federal de Minas Gerais. Fase atual é de testes em macacos.

Baixar arquivo
Cultura

Museu Nacional do RJ inaugura mostra virtual sobre povos indígenas

A diversidade e a cultura dos povos indígenas poderão ser vistas em uma mostra virtual do Museu Nacional no Rio de Janeiro, por meio de painéis históricos, musicas, filmes e fotografias. A exposição Os Primeiros Brasileiros foi inaugurada nesta terça-feira.

Baixar arquivo
Política

Senado cria CPI da covid-19

Comissão investigará ações do governo federal no enfrentamento da pandemia e também denúncias de desvios de recursos da União repassados a estados e municípios.

Baixar arquivo
Cultura

Lançado o "Mapeamento de Projetos Sociais Arte Toda Gente"

Foi lançado nesta terça-feira o Mapeamento de Projetos Sociais Arte de Toda Gente, uma parceria da Funarte-Fundação Nacional de Artes –  e a Universidade Federal do Rio de Janeiro. As iniciativas são relacionadas com música,  artes, patrimônio, inclusão e acessibilidade.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Peixes aparecem em afluente do Rio Pinheiros, em SP, e causam surpresa

O governo do estado diz que a presença dos animais são resultado do programa de saneamento básico da região. Coordenador de ONG afirma, no entanto, que ainda falta muito para o rio ser considerado despoluído.

Baixar arquivo
Segurança

PA, SC, RS e DF registram queda nos índices de criminalidade

Três estados brasileiros e o Distrito Federal apontaram queda na criminalidade no mês passado. Para o membro do Fórum Nacional de Segurança Pública, Rafael Alcadipani, a redução de crimes tem mais relação com a pandemia do que com a atuação da polícia. Mas os secretários de segurança discordam.

Baixar arquivo