Estados prorrogam medidas restritivas para conter alta da covid-19

Há ainda criação de auxílio emergencial estadual entre as iniciativas

Publicado em 26/03/2021 - 19:40 Por Lucas Pordeus León - Repórter a Rede Nacional - Brasília

Governos estaduais seguem tomando medidas restritivas para tentar conter a proliferação da covid-19. Em São Paulo, o governo anunciou a prorrogação da chamada fase emergencial até o dia 11 de abril. O decreto anterior perdia a validade no dia 30 deste mês.

O coordenador do centro de contingência do coronavírus paulista, Paulo Menezes, afirmou que o número de internados no estado por covid-19 está crescendo 2,2% ao dia. Antes do aumento das medidas restritivas esse índice estava em 2,9%.

O período a que o coordenador do centro de contingência do coronavírus em São Paulo se refere é o da fase emergencial de restrições, que proíbe, entre outras atividades, cultos religiosos e competições esportivas.

No Acre, o governador Gladson Cameli, do PP, adotou, a partir desta sexta-feira (26), um toque de recolher com proibição de circulação de pessoas das 22h às 5h. O chefe do executivo acreano não descartou a possibilidade de um lockdown caso a situação não melhore.

Ainda no Norte, o governo amapaense e as prefeituras do estado editaram decretos para prolongar as atuais medidas restritivas até o dia 31 de março. Segundo o governador Waldez Góes, do PDT, o comércio segue com funcionamento de forma escalonada, em horários distintos para os diferentes ramos.

No novo decreto, porém, o governo do Amapá volta a liberar o funcionamento de igrejas nos finais de semana.

No Sul do país, o governo gaúcho enviou à Câmara Legislativa, também nesta sexta-feira, uma proposta de auxílio emergencial de R$ 100 milhões para os trabalhadores e empresas do setor da alimentação, hotelaria e para mulheres chefes de família em situação de extrema pobreza. Segundo o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, do PSDB, outros R$ 30 milhões devem ser destinados para incentivos à cultura, esporte e assistência social.

Com o benefício, o governo gaúcho pretende atender, de forma direta, 96,4 mil pessoas. Lembrando que o legislativo ainda pode fazer alterações no projeto de auxílio emergencial.

Edição: Bianca Paiva/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo