Medidas restritivas no DF são flexibilizadas a partir de amanhã

Bares e restaurantes terão 2 horas a mais de funcionamento presencial

Publicado em 12/04/2021 - 19:00 Por Lucas Pordeus León - Repórter da Rádio Nacional - Brasilia

O Governo do Distrito Federal vai flexibilizar as regras restritivas contra à Covid-19 a partir desta terça-feira (13). O horário de funcionamento de bares e restaurantes será estendido por mais duas horas, podendo ficar abertos até 21h. As bebidas alcoólicas poderão ser vendidas também até 21h, uma hora a mais do que estava permitido.

Continua valendo o toque de recolher a partir de 22h. Porém, com o novo decreto, jogos esportivos profissionais poderão ser realizados após 22h, mas sem público. Nesta quarta-feira Brasília sedia, nesse horário, um jogo do Palmeiras pela Recopa Sul-Americana.

O secretário da Casa Civil do governo do Distrito Federal, Gustavo Rocha, justificou as medidas devido à manutenção da taxa de transmissão do novo coronavírus abaixo de 0,9. No domingo, essa taxa era de 0,87. Ou seja, cada 100 pessoas infectadas contaminam, em média, outras 87.

Atualmente, o Distrito Federal está com uma taxa de ocupação de 96% dos leitos de UTI para adultos no sistema público e 94% de ocupação no setor privado. Esperam por uma vaga de Terapia Intensiva, nesta segunda-feira (12), um total de 390 pessoas.

Já a média móvel de casos novos registrados nos últimos sete dias caiu 17% no intervalo de duas semanas, passando de 1.609 casos diários no dia 28 de março para 1.335 novos casos diários, em média, no dia 11 de abril. Por outro lado, a média móvel de óbitos no período cresceu de 54 para 67 mortes diárias, um aumento de 24%.

Segundo o Boletim da Fiocruz sobre a pandemia no Brasil, divulgado na última semana, o Distrito Federal tem a quarta maior taxa de mortalidade do país e a oitava maior taxa de incidência de novos casos por 100 mil habitantes.

Edição: Bianca Paiva/ Sumaia Villela

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Aneel alerta sobre riscos de incêndios perto de linhas de transmissão

De maio a outubro, os incêndios estão entre as principais causas de desligamento forçado no sistema de transmissão de energia.

Baixar arquivo
Economia

Câmara do DF aprova redução na alíquota do ICMS para combustível

A estimativa é que o preço final da gasolina e do álcool caia 7%, e o do diesel caia 11%.

Baixar arquivo
Esportes

Atlético (MG), Fortaleza e Flamengo se classificam na Copa do Brasil

Copa do Brasil: o Atlético Mineiro garantiu vaga nas semifinais ao bater o Fluminense por 1 a 0 e vai encarar o Fortaleza que venceu o São Paulo por 3 a 1. O Flamengo, no Maracanã com público, venceu o Grêmio por 2 a 0, está classificado e vai enfrentar a equipe do Athletico Paranaense.

Baixar arquivo
Política

Câmara aprova projeto do novo Código Eleitoral

A Câmara dos Deputados concluiu na madrugada desta quinta-feira, a votação do Projeto de Lei Complementar do novo Código Eleitoral. O texto agora segue para análise do Senado.

Baixar arquivo
Esportes

Confederação Brasileira de Vôlei anuncia mudanças no calendário

O calendário voltará a ser anual, com todas as competições tendo início e fim dentro do mesmo ano.

Baixar arquivo
Geral

Polícia Civil faz operação contra quadrilha de agiotagem e extorsão

A ação é liderada pela 76ª Delegacia de Niterói, na Região Metropolitana do Rio. As investigações duraram um ano. Os investigadores calculam que o grupo lucrou mais de R$ 70 milhões.

Baixar arquivo