Medidas restritivas no DF são flexibilizadas a partir de amanhã

Bares e restaurantes terão 2 horas a mais de funcionamento presencial

Publicado em 12/04/2021 - 19:00 Por Lucas Pordeus León - Repórter da Rádio Nacional - Brasilia

O Governo do Distrito Federal vai flexibilizar as regras restritivas contra à Covid-19 a partir desta terça-feira (13). O horário de funcionamento de bares e restaurantes será estendido por mais duas horas, podendo ficar abertos até 21h. As bebidas alcoólicas poderão ser vendidas também até 21h, uma hora a mais do que estava permitido.

Continua valendo o toque de recolher a partir de 22h. Porém, com o novo decreto, jogos esportivos profissionais poderão ser realizados após 22h, mas sem público. Nesta quarta-feira Brasília sedia, nesse horário, um jogo do Palmeiras pela Recopa Sul-Americana.

O secretário da Casa Civil do governo do Distrito Federal, Gustavo Rocha, justificou as medidas devido à manutenção da taxa de transmissão do novo coronavírus abaixo de 0,9. No domingo, essa taxa era de 0,87. Ou seja, cada 100 pessoas infectadas contaminam, em média, outras 87.

Atualmente, o Distrito Federal está com uma taxa de ocupação de 96% dos leitos de UTI para adultos no sistema público e 94% de ocupação no setor privado. Esperam por uma vaga de Terapia Intensiva, nesta segunda-feira (12), um total de 390 pessoas.

Já a média móvel de casos novos registrados nos últimos sete dias caiu 17% no intervalo de duas semanas, passando de 1.609 casos diários no dia 28 de março para 1.335 novos casos diários, em média, no dia 11 de abril. Por outro lado, a média móvel de óbitos no período cresceu de 54 para 67 mortes diárias, um aumento de 24%.

Segundo o Boletim da Fiocruz sobre a pandemia no Brasil, divulgado na última semana, o Distrito Federal tem a quarta maior taxa de mortalidade do país e a oitava maior taxa de incidência de novos casos por 100 mil habitantes.

Edição: Bianca Paiva/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo