Medidas restritivas no DF são flexibilizadas a partir de amanhã

Bares e restaurantes terão 2 horas a mais de funcionamento presencial

Publicado em 12/04/2021 - 19:00 Por Lucas Pordeus León - Repórter da Rádio Nacional - Brasilia

O Governo do Distrito Federal vai flexibilizar as regras restritivas contra à Covid-19 a partir desta terça-feira (13). O horário de funcionamento de bares e restaurantes será estendido por mais duas horas, podendo ficar abertos até 21h. As bebidas alcoólicas poderão ser vendidas também até 21h, uma hora a mais do que estava permitido.

Continua valendo o toque de recolher a partir de 22h. Porém, com o novo decreto, jogos esportivos profissionais poderão ser realizados após 22h, mas sem público. Nesta quarta-feira Brasília sedia, nesse horário, um jogo do Palmeiras pela Recopa Sul-Americana.

O secretário da Casa Civil do governo do Distrito Federal, Gustavo Rocha, justificou as medidas devido à manutenção da taxa de transmissão do novo coronavírus abaixo de 0,9. No domingo, essa taxa era de 0,87. Ou seja, cada 100 pessoas infectadas contaminam, em média, outras 87.

Atualmente, o Distrito Federal está com uma taxa de ocupação de 96% dos leitos de UTI para adultos no sistema público e 94% de ocupação no setor privado. Esperam por uma vaga de Terapia Intensiva, nesta segunda-feira (12), um total de 390 pessoas.

Já a média móvel de casos novos registrados nos últimos sete dias caiu 17% no intervalo de duas semanas, passando de 1.609 casos diários no dia 28 de março para 1.335 novos casos diários, em média, no dia 11 de abril. Por outro lado, a média móvel de óbitos no período cresceu de 54 para 67 mortes diárias, um aumento de 24%.

Segundo o Boletim da Fiocruz sobre a pandemia no Brasil, divulgado na última semana, o Distrito Federal tem a quarta maior taxa de mortalidade do país e a oitava maior taxa de incidência de novos casos por 100 mil habitantes.

Edição: Bianca Paiva/ Sumaia Villela

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Cultura

Exposição destaca o protagonismo da mulher nas artes plásticas

Uma exposição em cartaz no Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro, destaca o protagonismo das mulheres nas artes plásticas. Cinco artistas com trabalhos individuais dividem, até 20 de junho, o espaço da exposição “Arte Contemporânea Feminina”.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Inpi prioriza trâmite de tecnlogias para enfrentamento à covid

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), que é o órgão responsável pelas patentes no Brasil, prioriza o trâmite de processos que sejam voltados para tecnologias e fármacos destinados ao combate ao novo c

Baixar arquivo
Saúde

Vacinação do DF inclui professores de creches

A vacinação contra covid-19 no Distrito Federal vai incluir dois novos grupos prioritários esta semana.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Municípios podem aderir ao pacto para erradicação do trabalho escravo

Os municípios brasileiros também vão poder aderir ao Pacto Federativo para Erradicação do Trabalho Escravo. A portaria publicada no dia da abolição da escravidão no país, 13 de maio, ampliou a participação no pacto, que antes era restrito aos estados.

Baixar arquivo
Saúde

Senadores querem ir à China para negociar mais vacinas

A vacina do laboratório Sinopharm foi aprovada para uso emergencial

Baixar arquivo