Mensagens trocadas levam à prisão de Jairinho e mãe de Henry

Publicado em 08/04/2021 - 17:17 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Conversas trocadas por celular entre a mãe de Henry, Monique Medeiros, e a babá que cuidava do menino foram determinantes para a prisão dela e do vereador do Rio de Janeiro, Dr.Jairinho, acusados de assassinar a criança de 4 anos. De acordo com o delegado responsável pelo caso, Henrique Damasceno, as comunicações mostram que Jairinho agredia Henry com frequência, há pelo menos um mês.O menino morreu na madrugada do dia 8 de março, em casa, vítima de ação violenta que provocou diversas lesões e uma laceração do fígado.

As mensagens, apagadas por Monique, foram recuperadas pelos técnicos da polícia civil, com a ajuda de uma tecnologia israelense. A Polícia Civil informou não haver dúvidas de que Jairinho e Monique foram responsáveis pela morte violenta de Henry. O casal  é investigado por homicídio duplamente qualificado, com emprego de tortura e por impossibilidade de defesa da vítima.

Padrasto e mãe chegaram a levar o menino a um hospital, na noite em que tudo aconteceu, alegando que ele havia ficado inconsciente depois de cair da cama. Mas Henry já estava morto quando chegou a unidade.

O inquérito ainda não foi concluído, mas os dois foram presos temporariamente nesta quinta-feira,por causa de tentativas de atrapalhar as investigações, já que há indícios de que tenham direcionado o depoimento da babá, que omitiu as agressões anteriores em seu depoimento à polícia. A conduta dela também será investigada.

Além disso, o fato de terem deixado as casas dos pais, paradeiro declarado à polícia, pode indicar intenção de fuga. O titular da décima sexta delegacia de polícia também disse que no dia do crime Jairinho tentou acelerar a liberação do corpo de Henry, apelando a um alto executivo do hospital, que se negou a atender o pedido.

Jairinho e Monique não reagiram a prisão, mas tentaram se desfazer de aparelhos celulares, que foram recuperados pelos agentes. Uma ação de busca e apreensão também foi realizada nesta quinta, para recolher o telefone da babá.

De acordo com o advogado do casal, André Barreto, eles não tinham intenção de fugir e não tem nada a esconder sobre a morte do menino. Ele acrescentou que Jairinho e Monique consideram a sua prisão uma injustiça e reafirmam a sua inocência, que teria sido confirmada por pessoas como uma psicóloga que atendeu Henry e uma professora do menino. O advogado declarou ainda que não teve acesso à íntegra do processo para comentar os prints obtidos no celular da mãe. A defesa segue com a estratégia de que a morte de Henry foi acidental, apesar dos ferimentos graves encontrados no corpo do menino, já que, segundo Barreto, o improvável pode acontecer.

Edição: Vitoria Elisabeth/ Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

Flamengo vence Palmeiras nos pênaltis e é bicampeão da Supercopa

O atual campeão brasileiro Flamengo venceu neste domingo (11) o Palmeiras, atual campeão da Copa do Brasil, pelo placar de 6 a 5, nos pênaltis.

Baixar arquivo
Política

Agenda da semana tem CPI da Covid-19 e nova Lei da Segurança Nacional

A CPI da Covid-19; um projeto para revogar decretos presidenciais que ampliaram o acesso a armas e munições; e uma proposta para substituir a atual Lei de Segurança Nacional estão entre os temas desta semana no Congresso.

Baixar arquivo
Justiça

STF deve julgar instalação da CPI da Covid-19 na quarta (14)

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, antecipou para esta quarta-feira (14) o julgamento em plenário sobre a instalação da CPI da Covid-19 no Senado Federal.

Baixar arquivo
Política

Munhoz de Melo (PR) realiza eleição neste domingo

Os pouco mais de 3,3 mil eleitores da cidade da região Norte Central paranaense terão que escolher um novo prefeito e vice-prefeito apenas cinco meses após a eleição municipal de 2020.

Baixar arquivo
Geral

Projeto de assentamento vai beneficiar 170 famílias em Anapu, no Pará

De acordo com o Incra, o planejamento para o processo de seleção acontece ainda no primeiro semestre de 2021. 

 

Baixar arquivo
Esportes

Uma montanha de recicláveis para chegar ao topo do Everest

Conheça a história da educadora física Aretha Duarte, que pode ser a primeira brasileira negra a chegar ao pico mais alto do planeta - e que conseguiu o dinheiro para essa empreitada juntando material reciclável.

Baixar arquivo