Punições para quem causa acidentes após beber ficam mais pesadas

Alteração faz parte do novo Código de Trânsito Brasileiro

Publicado em 14/04/2021 - 10:26 Por Dayana Victor - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A partir de agora, a punição para quem causa acidentes após beber ou usar drogas está mais rigorosa. O novo Código de Trânsito Brasileiro define que motoristas alcoolizados ou sob efeito de drogas que provocarem acidentes com lesão corporal grave ou gravíssima e que resultarem  em mortes, serão presos.  Acabou a alternativa de prestação de serviços à comunidade ou pagamento de cestas básicas.

Mesmo com a legislação mais rígida para o motorista que bebe ou usa drogas e pega o volante, a punição ainda é considerada branda.  No caso de homicídio culposo a pena é de cinco a oito anos e perda da habilitação. Lesão corporal sem intenção é de dois a cinco anos.  O condutor também fica sem a carteira.

Confira também: 

Novo Código de Trânsito modifica prazos para renovação de CNH

Crianças com até 10 anos só podem ser transportadas em cadeirinhas 

Edição: Leila Santos/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo