Rio prorroga medidas restritivas, mas vai reabrir escolas municipais
A Prefeitura do Rio de Janeiro prorrogou as medidas restritivas para conter o avanço da Covid-19 na cidade. Com isso, as regras impostas durante a chamada pausa emergencial - de 26 de março ao dia 4 de abril - seguem valendo até a próxima sexta-feira (9).
Apesar da decisão, publicada no Diário Oficial, foi autorizada a retomada de algumas atividades, incluindo a reabertura das escolas da rede municipal. Inicialmente, na segunda-feira (5), os colégios funcionam, mas apenas de forma administrativa. As aulas presenciais estão permitidas a partir de terça.
Durante divulgação do boletim epidemiológico da Covid-19 no município, o prefeito Eduardo Paes explicou as mudanças que vão ocorrer na cidade nos próximos dias.
Com a flexibilização das normas estabelecidas no Rio para frear o contágio, a partir da sexta-feira da semana que vem, restaurantes, bares, lanchonetes e quiosques da orla poderão voltar a funcionar, mas até 21h. Após esse horário, apenas os serviços de delivery serão permitidos.
A decisão também inclui o funcionamento do comércio e serviços, mas com horários restritos - assim como clubes, museus, zoológico, galerias, cinemas, teatros e bibliotecas.
Por outro lado, continuam proibidos o comércio ambulante, o funcionamento de boates e casas de espetáculo, além da realização de festas públicas e particulares, rodas de samba, feiras e exposições.