Rio prorroga medidas restritivas, mas vai reabrir escolas municipais

Aulas presenciais serão retomadas na terça-feira

Publicado em 02/04/2021 - 15:52 Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Prefeitura do Rio de Janeiro prorrogou as medidas restritivas para conter o avanço da Covid-19 na cidade. Com isso, as regras impostas durante a chamada pausa emergencial - de 26 de março ao dia 4 de abril - seguem valendo até a próxima sexta-feira (9).

Apesar da decisão, publicada no Diário Oficial, foi autorizada a retomada de algumas atividades, incluindo a reabertura das escolas da rede municipal. Inicialmente, na segunda-feira (5), os colégios funcionam, mas apenas de forma administrativa. As aulas presenciais estão permitidas a partir de terça.

Durante divulgação do boletim epidemiológico da Covid-19 no município, o prefeito Eduardo Paes explicou as mudanças que vão ocorrer na cidade nos próximos dias.

Com a flexibilização das normas estabelecidas no Rio para frear o contágio, a partir da sexta-feira da semana que vem, restaurantes, bares, lanchonetes e quiosques da orla poderão voltar a funcionar, mas até 21h. Após esse horário, apenas os serviços de delivery serão permitidos.

A decisão também inclui o funcionamento do comércio e serviços, mas com horários restritos - assim como clubes, museus, zoológico, galerias, cinemas, teatros e bibliotecas.

Por outro lado, continuam proibidos o comércio ambulante, o funcionamento de boates e casas de espetáculo, além da realização de festas públicas e particulares, rodas de samba, feiras e exposições.

Edição: Vitória Elizabeth/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo
Saúde

INCA defende aumento de impostos sobre bebidas alcoólicas

O INCA, Instituto Nacional de Câncer, divulgou posicionamento defendendo o aumento de impostos sobre as bebidas alcoólicas, como medida para reduzir o surgimento de novos casos de câncer no país.

Baixar arquivo
Saúde

Doses atualizadas da vacina contra covid-19 chegam na próxima semana

O Ministério da Saúde informou que novas doses da vacina contra a covid-19 devem chegar na próxima semana e serão distribuídas aos estados. Os imunizantes que vão chegar estão atualizados contra a variante XBB.

Baixar arquivo