Rio prorroga medidas restritivas, mas vai reabrir escolas municipais

Aulas presenciais serão retomadas na terça-feira

Publicado em 02/04/2021 - 15:52 Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Prefeitura do Rio de Janeiro prorrogou as medidas restritivas para conter o avanço da Covid-19 na cidade. Com isso, as regras impostas durante a chamada pausa emergencial - de 26 de março ao dia 4 de abril - seguem valendo até a próxima sexta-feira (9).

Apesar da decisão, publicada no Diário Oficial, foi autorizada a retomada de algumas atividades, incluindo a reabertura das escolas da rede municipal. Inicialmente, na segunda-feira (5), os colégios funcionam, mas apenas de forma administrativa. As aulas presenciais estão permitidas a partir de terça.

Durante divulgação do boletim epidemiológico da Covid-19 no município, o prefeito Eduardo Paes explicou as mudanças que vão ocorrer na cidade nos próximos dias.

Com a flexibilização das normas estabelecidas no Rio para frear o contágio, a partir da sexta-feira da semana que vem, restaurantes, bares, lanchonetes e quiosques da orla poderão voltar a funcionar, mas até 21h. Após esse horário, apenas os serviços de delivery serão permitidos.

A decisão também inclui o funcionamento do comércio e serviços, mas com horários restritos - assim como clubes, museus, zoológico, galerias, cinemas, teatros e bibliotecas.

Por outro lado, continuam proibidos o comércio ambulante, o funcionamento de boates e casas de espetáculo, além da realização de festas públicas e particulares, rodas de samba, feiras e exposições.

Edição: Vitória Elizabeth/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Geral

Governo faz acordo com WhatsApp para alertas de desastres naturais

O Ministério do Desenvolvimento Regional assinou um acordo de cooperação técnica nesta quarta-feira (29) com o Whatsapp para emitir alertas de desastres à população em todo o país.

Baixar arquivo
Cultura

Arte Clube: cineasta Vladimir Carvalho é tema de documentário

De acordo com Márcio de Andrade, o documentário promove um diálogo de ideias e imagens entre o cinema de Vladimir Carvalho, e o irmão dele, o fotógrafo de cinema e diretor Walter Carvalho.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19 mata duas crianças menores de 5 anos por dia no Brasil

Segundo a Fiocruz, enquanto no Mato Grosso a proporção de mortes em 2020 e 2021 ficou em 0,12 a cada mil nascidos vivos, no Sergipe a taxa sobe para 1,24: dez vezes mais.

Baixar arquivo
Geral

INSS detalha procedimentos para atendimento presencial

Algumas medidas são voltadas à identificação pessoal, especificando quais são os documentos oficiais a serem apresentados, bem como de algumas exceções quanto às características dos documentos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Rio de Janeiro terá 1º distrito de baixa emissão de carbono do Brasil

A criação do Distrito atende ao compromisso do município com o C40, grupo de cidades internacionais, entre elas Milão, na Itália, e Londres, na Inglaterra, comprometidas com a questão ambiental.

Baixar arquivo
Cultura

Festival de Teatro Universitário volta ao presencial no Rio

A 12ª edição, com o tema A Festa do Teatro, será aberta nesta sexta-feira (1º) e se estende até domingo num endereço icônico para os cariocas: o Teatro João Caetano, na Praça Tiradentes, o mais antigo da cidade e considerado o templo das artes.

Baixar arquivo