Rio reabre comércio não essencial e atividades de lazer

Ocupação da UTI é de 90% na capital fluminense

Publicado em 09/04/2021 - 16:30 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Diversas atividades que estavam vetadas na cidade do Rio de Janeiro nos últimos dias podem voltar a funcionar a partir desta sexta-feira (9). Isso inclui o comércio de itens não essenciais, os bares e restaurantes e também algumas atividades de lazer.

De acordo com o prefeito da capital, Eduardo Paes, as medidas mais duras dos últimos dias mostraram resultados, já que começa a se desenhar uma curva de redução na procura dos serviços de saúde por causa da Covid-19.

No dia 26 de março, quando as restrições começaram, a média móvel diária de atendimentos era de 490, já nessa quarta-feira, dia 7 de abril, ficou em 436. Paes afirmou que as medidas foram planejadas antes da última subida de casos e óbitos, e foram implementadas após restrições mais brandas, seguindo recomendações sanitárias.

Apesar disso, nesta sexta-feira, a cidade do Rio tinha 695 pessoas internadas em Unidade de Terapia Intensiva, o que representa uma taxa de ocupação de 90%, com 112 pessoas aguardando uma vaga. As médias móveis de casos e de óbitos também continuam em um pico preocupante, com cerca de 960 novos infectados por dia e mais de 100 mortos.

No dia 26 do mês passado, os indicadores municipais apontavam 719 novos casos diários em média, e 53 óbitos. Mas o prefeito acredita que alguns índices dessa semana apontam pra uma melhora no futuro próximo.

Paes afirmou que o endurecimento por um período de apenas 14 dias segue recomendação de autoridades sanitárias. Por isso, mesmo com esses números, a Prefeitura está permitindo a reabertura de diversos estabelecimentos, com controle de horário e de aglomerações.

Bares, restaurante e quiosques poderão funcionar até 21h. Já o comércio não essencial, incluindo dentro de shoppings e centros comerciais, poderá abrir de 10h às 18h, e os serviços de 12h às 21h. Museus, teatros, cinemas e outros espaços culturais também estão liberados no mesmo horário, de 12h às 21h. Mas as festas e eventos, assim como a permanência nas praias, continuam proibidos.

Edição: Jéssica Gonçalves/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo
Economia

Local de prova do Concurso Nacional Unificado será divulgado hoje

A partir das 10 horas da manhã, desta quinta-feira (25), o cartão de confirmação do Enem dos Concursos estará disponível na Área do Candidato, na mesma página da Internet em que foi feita a inscrição.

Baixar arquivo