Aparelhos precisam se adaptar para captar faixa estendida da rádio FM

Migração de emissoras AM aumentou opções para ouvintes

Publicado em 14/05/2021 - 13:09 Por Gésio Passos - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O número de rádios FM vem aumentando em todo o país. Com a migração das rádios AM para FM, vários veículos tradicionais, como a Rádio Nacional e a MEC AM estrearam na FM em São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Rio e Brasília, levando música e informações com melhor qualidade de som.

Com essa migração, a frequência da FM vai ser estendida nas maiores cidades do país, onde não há espaço para novas rádios. As faixas, que iam de 88 a 107 MHz, agora vão começar em 76 MHz. Mas, para ouvir essas rádios, os aparelhos vão ter que se adaptar.

A consultora em mídias sonoras, Edla Lula, avalia que a apesar da perda do alcance do sinal, a migração da AM para a FM vai garantir a qualidade do áudio ao ouvinte.

Dos mais de 1,6 mil pedidos de rádios AM, 850 já conseguiram migrar para a FM. Somente 96 emissoras ainda não realizaram pedido de migração.

O diretor de Rádio da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e TV, André Cintra, diz que várias emissoras privadas aceitaram a diminuição da potência para migrar para a faixa convencional do FM. Mas ressalta a importância da abertura desses novos canais para incentivar a produção de aparelhos que alcancem a nova faixa.

O Ministério das Comunicações inclusive anunciou uma diretriz para que os celulares recebam o sinal FM. 90% dos aparelhos vendidos no país já tem um receptor embutido, mas as empresas acabam desativando a função nos celulares.

Assim, será necessário que os aplicativos de rádio FM nos celulares sejam atualizados para acessar os novos canais entre 76 e o 87 FM.  Desde 2019, os aparelhos de som automotivos produzidos no país já são obrigados a carregar essa nova faixa FM.

Com a migração da AM e a extensão da faixa FM, as discussões sobre a digitalização do rádio no país devem ficar na gaveta. O debate, que começou nos anos 2000, acabou não avançando para escolha de um padrão digital, como ocorreu na TV, pela falta de interesse das emissoras de rádio.

Edição: Jéssica Gonçalves/ Sumaia Villela

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Programa Caixa Mais Brasil chega à 100ª edição neste sábado

Durante este fim de semana, a Caixa Econômica Federal promove mais uma edição do programa Caixa Mais Brasil.

Baixar arquivo
Geral

Covid-19: projeto no DF oferece apoio psicológico a enlutados

Lidar com a morte é um processo doloroso. E desde o início da pandemia do coronavírus, por causa das medidas de segurança e distanciamento social, nem sempre quem perde um ente querido encontra uma rede de apoio para enfrentar esse momento.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Pandemia coloca 9 milhões de crianças em risco de trabalho infantil

Os dados estão no relatório do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) publicado para marcar o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado neste sábado, 12 de junho

Baixar arquivo
Saúde

Estado do Rio de Janeiro permanece com risco moderado para covid-19

O Mapa de Risco Covid-19 manteve a classificação geral na bandeira laranja, mas segundo o estudo, houve melhora no cenário epidemiológico em seis regiões.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz recebe insumo para a produção de 6 milhões de doses da vacina

A Fiocruz recebe neste sábado (12) mais um lote de IFA para a produção da vacina contra a covid-19. O insumo deverá desembarcar no final da tarde no Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Saúde

SUS vai oferecer exame rápido para detecção de meningite criptocócica

O teste que detecta fungos que atacam o sistema nervoso foi incorporado ao SUS e publicado nesta sexta-feira (11).

Baixar arquivo