Aparelhos precisam se adaptar para captar faixa estendida da rádio FM

Migração de emissoras AM aumentou opções para ouvintes

Publicado em 14/05/2021 - 13:09 Por Gésio Passos - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O número de rádios FM vem aumentando em todo o país. Com a migração das rádios AM para FM, vários veículos tradicionais, como a Rádio Nacional e a MEC AM estrearam na FM em São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Rio e Brasília, levando música e informações com melhor qualidade de som.

Com essa migração, a frequência da FM vai ser estendida nas maiores cidades do país, onde não há espaço para novas rádios. As faixas, que iam de 88 a 107 MHz, agora vão começar em 76 MHz. Mas, para ouvir essas rádios, os aparelhos vão ter que se adaptar.

A consultora em mídias sonoras, Edla Lula, avalia que a apesar da perda do alcance do sinal, a migração da AM para a FM vai garantir a qualidade do áudio ao ouvinte.

Dos mais de 1,6 mil pedidos de rádios AM, 850 já conseguiram migrar para a FM. Somente 96 emissoras ainda não realizaram pedido de migração.

O diretor de Rádio da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e TV, André Cintra, diz que várias emissoras privadas aceitaram a diminuição da potência para migrar para a faixa convencional do FM. Mas ressalta a importância da abertura desses novos canais para incentivar a produção de aparelhos que alcancem a nova faixa.

O Ministério das Comunicações inclusive anunciou uma diretriz para que os celulares recebam o sinal FM. 90% dos aparelhos vendidos no país já tem um receptor embutido, mas as empresas acabam desativando a função nos celulares.

Assim, será necessário que os aplicativos de rádio FM nos celulares sejam atualizados para acessar os novos canais entre 76 e o 87 FM.  Desde 2019, os aparelhos de som automotivos produzidos no país já são obrigados a carregar essa nova faixa FM.

Com a migração da AM e a extensão da faixa FM, as discussões sobre a digitalização do rádio no país devem ficar na gaveta. O debate, que começou nos anos 2000, acabou não avançando para escolha de um padrão digital, como ocorreu na TV, pela falta de interesse das emissoras de rádio.

Edição: Jéssica Gonçalves/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Geral

Governo recua e Petrobras pode pagar 50% de dividendos extras

A decisão veio nessa sexta-feira (19), após reunião do Conselho de Administração da empresa e será levada à Assembleia Geral marcada para a próxima quinta, dia 25.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: Brasil receberá mais 12,5 milhões de doses da vacina em maio

Esse lote é do imunizante mais atualizado, que também protege contra a variante XBB. Assim que chegar ao país, as vacinas serão distribuídas aos estados em até 12 dias.

Baixar arquivo
Geral

Tietasaura: nova espécie de dinossauro baiano é identificada

O espécime teria vivido no Recôncavo Baiano e foi batizado em homenagem ao romance de Jorge Amado. Os fósseis eram considerados perdidos, mas foram encontrados recentemente no Museu de História Natural de Londres. Ainda não há previsão de retorno para o Brasil.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo