Covid-19: quatro vacinas estão em estudo na Fiocruz, diz diretor
Anúncio foi feito durante simpósio que segue até esta quarta-feira
Publicado em 04/05/2021 - 10:01 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro
Para celebrar 45 anos, o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz promove até quarta-feira (5), um evento com a apresentação de trabalhos científicos, de tecnologia e inovação, e sobre os desafios enfrentados pela saúde pública e a ciência em tempos de pandemia. É o Quinto Simpósio Internacional de Tecnologia em Imunobiológicos.
Durante a cerimônia de abertura, nesta segunda-feira (3), o diretor de Bio Manguinhos, Maurício Zuma, destacou a importância da Instituição na produção de vacinas, como o desenvolvimento em curso de um imunizante nacional contra o coronavírus.
Em sua fala inicial, a presidente da Fundação, Nísia Trindade, destacou o empenho da Fiocruz no campo da produção de vacinas de combate à covid-19.
Nísia Trindade destacou ainda que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, na última sexta-feira (30), que a Fiocruz passe a produzir o Insumo Farmacêutico Biológico da vacina Oxford/AstraZeneca, atualmente produzido no exterior. Com isso, a Fundação está autorizada a iniciar a fabricação de lotes pilotos, em escala comercial, da vacina contra a covid-19 (recombinante) com o IFA produzido no Brasil. A produção será destinada ao SUS.
Edição: Raquel Mariano/Adrielen Alves