Justiça do Rio decide soltar acusados de desabamento na Muzema

Publicado em 25/05/2021 - 12:08 Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Justiça do Rio de Janeiro decidiu pela soltura dos três réus acusados do desabamento de dois prédios no bairro da Muzema, na Zona Oeste carioca. A tragédia, em abril de 2019, provocou a morte de 24 pessoas. 

A juíza Simone de Faria Ferraz, da 1ª Vara Criminal, atendeu pedido apresentado pela defesa de um dos réus durante audiência virtual realizada no último dia 18. A magistrada justificou a decisão de liberar os acusados da prisão preventiva por 'excesso de prazo na custódia'.

Com isso, José Bezerra de Lira, Rafael Gomes da Costa e Renato Siqueira Ribeiro, que respondem por homicídio doloso qualificado, lesão corporal dolosa grave e crimes de desabamento, ganharam o direito de aguardar o julgamento em liberdade.

Os réus serão obrigados a informar mensalmente a localização ao juiz e não poderão ter contato com nenhuma das testemunhas do processo.

Logo após a Justiça determinar o relaxamento da prisão preventiva dos acusados pelas mortes na Muzema, o Ministério Público do Rio de Janeiro entrou com um recurso. O MP defende que a decisão seja revista e alega que não há excesso de prazo e, consequentemente, ilegalidade na medida cautelar. 

Os dois prédios na Muzema, área controlada por milícia, desabaram na manhã do dia 12 de abril de 2019. Cada um dos edifícios tinha cinco andares. Segundo a Prefeitura do Rio, os imóveis eram construções irregulares e chegaram a ser interditados duas vezes. 

Edição: Ana Lúcia Caldas/Edgard Matsuki

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Covid: DF começa a vacinar pessoas a partir dos 30 anos nesta terça

DF já registrou 57 casos da variante Delta. Mesmo assim, portaria do governo aumentou de 25% para 30% quantidade de público em eventos esportivos. 

Baixar arquivo
Política

No Alvorada, Jair Bolsonaro recebe o presidente de Portugal

O presidente da República, Jair Bolsonaro, recebeu, nesta segunda-feira, o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. Eles reafirmaram parcerias econômicas e comerciais e reiteraram o compromisso mútuo de promover a recuperação das duas nações no contexto pós-pandemia.

Baixar arquivo
Educação

Programa Água nas Escolas pode construir 2 mil cisternas no Nordeste

Segundo o Ministério da Cidadania, o investimento inicial de R$ 60 milhões vai beneficiar mais de 100 mil alunos em mais de 350 municípios. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Programa Criança Protegida é lançado no Paraná

A iniciativa oferece aos estados formação e capacitação de profissionais do Sistema de Garantia de Direitos, para melhorar o atendimento e a assistência aos menores de idade que tiverem os direitos violados.

Baixar arquivo
Segurança

Caso Marielle Franco: MP do Rio pede aumento de pena para Ronnie Lessa

Segundo a denúncia do Ministério Público, Lessa e outros quatro denunciados atuaram para impedir e embaraçar a investigação sobre os homicídios ocorridos em março de 2018.

Baixar arquivo
Política

Rede Nacional: Ministro Fábio Faria detalha privatização dos Correios

O ministro Fábio Faria destacou que o primeiro ponto do projeto de privatização dos Correios trata da universalização dos serviços postais, e deu detalhes sobre os estudos que orientaram o texto que será votado no Congresso.

Baixar arquivo