Justiça do Rio decide soltar acusados de desabamento na Muzema

Publicado em 25/05/2021 - 12:08 Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Justiça do Rio de Janeiro decidiu pela soltura dos três réus acusados do desabamento de dois prédios no bairro da Muzema, na Zona Oeste carioca. A tragédia, em abril de 2019, provocou a morte de 24 pessoas. 

A juíza Simone de Faria Ferraz, da 1ª Vara Criminal, atendeu pedido apresentado pela defesa de um dos réus durante audiência virtual realizada no último dia 18. A magistrada justificou a decisão de liberar os acusados da prisão preventiva por 'excesso de prazo na custódia'.

Com isso, José Bezerra de Lira, Rafael Gomes da Costa e Renato Siqueira Ribeiro, que respondem por homicídio doloso qualificado, lesão corporal dolosa grave e crimes de desabamento, ganharam o direito de aguardar o julgamento em liberdade.

Os réus serão obrigados a informar mensalmente a localização ao juiz e não poderão ter contato com nenhuma das testemunhas do processo.

Logo após a Justiça determinar o relaxamento da prisão preventiva dos acusados pelas mortes na Muzema, o Ministério Público do Rio de Janeiro entrou com um recurso. O MP defende que a decisão seja revista e alega que não há excesso de prazo e, consequentemente, ilegalidade na medida cautelar. 

Os dois prédios na Muzema, área controlada por milícia, desabaram na manhã do dia 12 de abril de 2019. Cada um dos edifícios tinha cinco andares. Segundo a Prefeitura do Rio, os imóveis eram construções irregulares e chegaram a ser interditados duas vezes. 

Edição: Ana Lúcia Caldas/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Meio Ambiente

STF adia decisão sobre acordo coletivo no transporte

O Supremo Tribunal Federal adiou, nesta quinta-feira, a conclusão do julgamento que vai decidir se as convenções coletivas que tratam de direitos não previstos na Constituição prevalecem sobre as leis trabalhistas. 

Baixar arquivo
Justiça

PGR arquiva pedido de investigação contra Alexandre de Moraes

Na semana passada Bolsonaro entrou com a ação na PGR, que é semelhante à queixa-crime por abuso de autoridade protocolada no STF contra Moraes e rejeitada pelo ministro Dias Toffoli. 

Baixar arquivo
Saúde

Planos de Saúde: ANS autoriza reajuste mais alto da história, 15,5%

A maioria dos diretores da ANS, Agência Nacional de Saúde Suplementar, decidiu que as operadoras de saúde podem reajustar o valor da mensalidade dos planos individuais e familiares em até 15,5%. Foram 4 votos a 1.

Baixar arquivo
Política

Alesp registra recorde em processos por quebra de decoro parlamentar

Os deputados e deputadas da atual legislatura respondem por mais de 97% de todas as representações e denúncias registradas no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do estado.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas que atingem o Nordeste devem se intensificar no fim de semana

A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia que emitiu alerta vermelho para o leste do Nordeste, onde as chuvas podem atingir de 150 a 200 milímetros por dia entre sexta-feira e domingo

Baixar arquivo
Geral

RJ: Polícia Civil agora afirma que foram 23 mortos na Vila Cruzeiro

A Polícia Civil informou que outros três mortos que chegaram ao Instituto Médico Legal eram, na verdade, de outra ocorrência no morro do Juramento, também na zona norte.

Baixar arquivo