Dia Nacional da Adoção lembra o direito à convivência familiar

Publicado em 25/05/2021 - 08:16 Por Luísa Câmara* - estagiária da Rádio Nacional - Brasília

Pai e mãe não é somente quem gera filhos biologicamente. Também é pai e mãe quem gera filhos no coração. E esse ato de amor é celebrado todo os anos aqui no Brasil em 25 de maio, Dia Nacional da Adoção.

A data procura conscientizar a população sobre a importância de adotar e assegurar o direito de crianças e adolescentes à convivência familiar. Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), 6.110 crianças já foram adotadas por meio do Cadastro Nacional de Adoção. Atualmente 4.259 estão em processo de adoção e quase cinco mil estão à espera de uma família. E existem 32 mil pretendentes disponíveis e habilitados.

O número já é suficiente para zerar a quantidade de crianças que aguardam um lar. Porém, muitas famílias buscam um perfil que não está disponível na fila da adoção.

Maria da Penha Oliveira, de Brasília, é psicóloga e coordenadora do Grupo Aconchego, que faz um trabalho de incentivo à adoção de bebês, crianças e principalmente, adolescentes. Ela fala sobre a importância de adotar jovens de qualquer idade, e não só os pequenos.

Também podem se candidatar à adoção pessoas solteiras, viúvas ou que vivem em união estável; a adoção por casais homoafetivos ainda não está estabelecida em lei, mas alguns juízes já deram decisões favoráveis a respeito.

De acordo com a Constituição Federal, não há qualquer diferença entre filhos biológicos ou adotados, o que determina direitos iguais para ambos. A repórter Luísa Câmara, que fez esta matéria, foi adotada quando tinha um mês e 15 dias de vida.

*com supervisão de Bianca Paiva

Edição: Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Política

Isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil pode vir antes de 2027

A isenção de Imposto de Renda para quem ganha até 5 mil reais pode vir num “futuro próximo”, antes do fim do mandato do presidente Lula, que já recebeu da equipe econômica os cenários possíveis para isso. Só falta bater o martelo. A informação é do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Baixar arquivo
Esportes

Isaquias Queiroz vence Campeonato Brasileiro de Canoagem em MG

Ele disputou a prova de C-1 1000 metros e venceu. Para chegar à final, passou por uma eliminatória, ficando também em primeiro lugar.

Baixar arquivo
Geral

Câmara dos Deputados aprova projeto sobre combustíveis sustentáveis

A proposta cria programas nacionais de diesel verde, de combustível sustentável para aviação e de biometano.  O texto também aumenta a mistura de etanol à gasolina e de biodiesel ao diesel de origem fóssil.

Baixar arquivo
Cultura

Festival das Baleias acontece em Salvador de 13 a 15 de setembro

O evento acontece em diversos pontos de Salvador, incluindo o Farol da Barra, Doca 1 e o Pelourinho. As atividades são gratuitas e abertas ao público, com alguns eventos específicos, como o avistamento de baleias, exigindo inscrição prévia.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MG declara situação de escassez hídrica em duas regiões do estado

O estado declarou situação de escassez hídrica na bacia do Rio das Velhas e do Rio da Prata. A situação é considerada crítica em outras regiões do estado.

Baixar arquivo
Economia

Câmara dos Deputados aprova proposta da reoneração da folha

Pelo texto-base aprovado, a reoneração será gradual, aumentando 5% por ano a partir de 2025, chegando a 20% em 2028, que é o percentual integral.

Baixar arquivo