Dia Nacional da Adoção lembra o direito à convivência familiar

Publicado em 25/05/2021 - 08:16 Por Luísa Câmara* - estagiária da Rádio Nacional - Brasília

Pai e mãe não é somente quem gera filhos biologicamente. Também é pai e mãe quem gera filhos no coração. E esse ato de amor é celebrado todo os anos aqui no Brasil em 25 de maio, Dia Nacional da Adoção.

A data procura conscientizar a população sobre a importância de adotar e assegurar o direito de crianças e adolescentes à convivência familiar. Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), 6.110 crianças já foram adotadas por meio do Cadastro Nacional de Adoção. Atualmente 4.259 estão em processo de adoção e quase cinco mil estão à espera de uma família. E existem 32 mil pretendentes disponíveis e habilitados.

O número já é suficiente para zerar a quantidade de crianças que aguardam um lar. Porém, muitas famílias buscam um perfil que não está disponível na fila da adoção.

Maria da Penha Oliveira, de Brasília, é psicóloga e coordenadora do Grupo Aconchego, que faz um trabalho de incentivo à adoção de bebês, crianças e principalmente, adolescentes. Ela fala sobre a importância de adotar jovens de qualquer idade, e não só os pequenos.

Também podem se candidatar à adoção pessoas solteiras, viúvas ou que vivem em união estável; a adoção por casais homoafetivos ainda não está estabelecida em lei, mas alguns juízes já deram decisões favoráveis a respeito.

De acordo com a Constituição Federal, não há qualquer diferença entre filhos biológicos ou adotados, o que determina direitos iguais para ambos. A repórter Luísa Câmara, que fez esta matéria, foi adotada quando tinha um mês e 15 dias de vida.

*com supervisão de Bianca Paiva

Edição: Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Economia

Receita Federal regulamenta nova transação para créditos tributários

Uma das novidades é que o desconto máximo dos créditos negociados foi ampliado de 50 para 65%. Além disso, o limite de parcelas para o público geral passou de 84 para 120.

Baixar arquivo
Geral

Defesa Civil reconhece 14 cidades em situação de emergência em MS

A Defesa Civil Nacional reconheceu situação de emergência em 14 cidades de Mato Grosso do Sul por causa de incêndios florestais.

Baixar arquivo
Economia

Anatel prorroga por dois meses a ativação do 5G em 15 capitais

A Anatel decidir mudar o cronograma de ativação do 5G no Brasil. O prazo vai ser prorrogado por até dois meses, porque houve um atraso na importação de equipamentos necessários a instalação da internet 5G.

Baixar arquivo
Cultura

Dia dos Pais no Teatro Municipal, do Rio, terá música do Assyrio

A atração deste domingo é o Grupo de Clarinetas Resgate. Criado em 2007 com o intuito de divulgar e demonstrar a versatilidade do instrumento nas igrejas, o grupo hoje reúne oito músicos.

Baixar arquivo
Cultura

Riotur abre inscrição de blocos para o carnaval de rua de 2023

Essa é a primeira etapa para autorização e os resultados das análises estarão disponíveis no dia 20 de setembro.

Baixar arquivo
Esportes

Brasileirão: Botafogo recebe o Atlético-GO neste sábado

A Rádio Nacional transmite o jogo com a narração de André Marques, os comentários de Mario Silva, a reportagem de Mauricio Costa e o plantão de Bruno Mendes.

Baixar arquivo