Lula fará reunião com setor produtivo para discutir alta dos alimentos
O controle da inflação é uma questão “muito séria” para o governo. Foi o que o presidente Lula disse nesta quarta-feira (5) em entrevista a rádios de Minas Gerais.
O presidente afirmou que o governo quer trabalhar para que os preços dos alimentos não subam tanto: “É por isso que estamos fazendo reuniões sistemáticas com os setores. Nós precisamos discutir por que os preços cresceram tanto de 12 meses para cá”.
O presidente confirmou que na próxima sexta-feira (7) chega mais um avião com brasileiros deportados dos Estados Unidos. A aeronave vai sair do estado americano de Luisiana e segue para Fortaleza. A ideia é ter as informações dos brasileiros com antecedência.
Lula criticou a fala de Donald Trump sobre os Estados Unidos assumirem a Faixa de Gaza. E disse que se o governo americano taxar produtos brasileiros, o Brasil vai usar a lei da reciprocidade e adotará a mesma medida para produtos de lá.
Sobre a exploração de petróleo na margem Equatorial, o presidente defendeu a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, pela demora em liberar a atividade.
“Ela não é a responsável. Precisamos fazer as coisas com muita clareza, muito estudo, porque precisamos tomar conta do nosso país. Queremos o petróleo, então precisamos fazer um acordo, encontrar uma solução em que a gente dê garantia ao país, ao mundo e ao povo da margem equatorial que a gente não vai detonar nenhuma árvore, nada do Rio Amazonas, nada do Oceano Atlântico”.
O presidente não confirmou planos para reforma ministerial, mas defendeu que o ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, concorra a governador de Minas Gerais.