Pesquisa vai mostrar como é feito descarte de EPI na pandemia

Especialista defende coleta diferenciada devido à covid-19

Publicado em 18/05/2021 - 08:05 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Uma pesquisa online lançada pelo Projeto Coral Vivo vai verificar como os brasileiros estão descartando equipamentos de proteção individual contra a covid-19, como máscaras, luvas e toucas. A análise quer checar se as cidades oferecem uma forma de fazer o descarte adequado desses equipamentos e se as pessoas estão informadas sobre esses locais. 

Os organizadores do estudo suspeitam que esse material vem sendo descartado de maneira incorreta, e além da preocupação de que ele possa alcançar praias e mares, também há o risco da contaminação. A pesquisa recebe contribuições das pessoas até o próximo dia 27. 

A coordenadora de Educação do Projeto Coral Vivo, Thaís Mello, afirma que no caso das máscaras já foi constatada  sua presença em faixas de praia e mar, o que pode gerar grandes prejuízos aos organismos marinhos.  

Thaís Mello defende que, por esses materiais estarem contaminados, deveriam ser tratados da mesma forma que os resíduos hospitalares, pois também colocam em risco os profissionais de limpeza. 

A partir do resultado da pesquisa, o Projeto Coral Vivo pretende fazer uma campanha nacional de descarte correto, buscando parcerias com o Poder Público, prefeituras e empresas.

Uma estimativa do Instituo Akatu aponta que, após quase um ano de pandemia, o Brasil pode ter descartado cerca de 13 bilhões de máscaras de tecido.

Edição: Jéssica Gonçalves/Adrielen Alves

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo