MJ e PF vão coletar DNA para encontrar pessoas desaparecidas

Campanha começou nesta segunda (14.6)

Publicado em 14/06/2021 - 18:39 Por Victor Ribeiro, da Rádio Nacional - Brasília

"A minha filha saiu de casa às 5h20 da manhã para ir ao trabalho e ela não conseguiu nem chegar ao trabalho. E ali começou a minha busca, que agora fará 11 anos que eu coleciono perguntas e não tenho resposta. Eu como todas as mães, somos colecionadoras de porquês". A agonia é de Sandra Moreno, mãe de Ana Paula, que desapareceu aos 23 anos de idade em Carapicuíba, na Região Metropolitana de São Paulo. De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, oito pessoas desaparecem por hora no país, cerca de 190 por dia.

Para tentar dar respostas à Sandra e a milhares de brasileiros que não sabem o paradeiro de parentes e amigos, o Ministério da Justiça, a Polícia Federal e os governos estaduais vão usar a tecnologia. A ideia é criar um banco de material genético que torne possível identificar desaparecidos em todo o Brasil. Para isso, começou nesta segunda e vai até sexta-feira a Campanha Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas.

O coordenador-geral de Pesquisa e Inovação do Ministério da Justiça, João Ambrósio, detalha que o material deve ser doado pelos parentes mais próximos.

"Sugere-se que seja feita a coleta do pai e da mãe do desaparecido, dos filhos e cônjuge ou dos irmãos. Quanto mais irmãos puderem comparecer e fazer a doação, melhor. Pode-se ainda fazer o fornecimento de itens de uso do próprio desaparecido, como escova de dente, aparelho de barbear, aliança, óculos", explica.

O DNA coletado só poderá ser usado na busca por desaparecidos e os dados estarão à disposição das polícias em todo o país.

A Sandra Moreno, que contou sobre a procura da filha no começo da matéria, é presidente do Instituto Ana Paula Moreno, para ajudar outras pessoas a encontrar familiares desaparecidos. Para ela, a iniciativa do banco nacional de DNA é uma ferramenta fundamental.

"Ela vai um pouquinho além de ajudar no reencontro ou na localização. Ela vai diminuir drasticamente o número de mortos sepultados como indigentes. E isso, para a gente, já é de grande valia". 

O Ministério da Justiça, a Polícia Federal e os governos estaduais instalaram mais de 250 pontos para receber material genético em todo o país, até esta sexta-feira, dia 18. Para saber onde fica o local de coleta mais próximo da sua casa, acesse a página do ministério na internet. Clique aqui para saber mais

** Com produção de Dayana Vítor

Edição: Raquel Mariano e Luiz Cláudio Ferreira

Últimas notícias
Geral

INSS alerta que não usa intermediário para liberar salário-maternidade

Se a segurada precisar do auxílio de terceiros, a recomendação do INSS é para que busque um advogado devidamente registrado na OAB, para ter certeza que está contratando um profissional habilitado ou na Defensoria Pública.

Baixar arquivo
Esportes

Chama olímpica é acesa na Grécia e chegará à França em 8 de maio

O boletim esportivo desta terça-feira, 16, destaca a a largada para os Jogos Olímpicos de Paris. A cerimônia da chama olímpica, como manda a tradição para a abertura dos Jogos Olímpicos, foi na cidade de Olímpia, com a presença do presidente do Comitê Olímpico Internacional, T

Baixar arquivo
Justiça

Plenário do CNJ julga hoje condutas de Sérgio Moro e Gabriela Hardt 

O Plenário do Conselho Nacional de Justiça julga, nesta terça-feira, as condutas na Operação Lava-Jato do ex-juiz federal e senador Sérgio Moro; e da juíza federal Gabriela Hardt. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF prende homem que compartilhava cenas de abuso sexual infantil

A ação faz parte de operação da Polícia Federal para combater pornografia infantil. O suspeito foi detido no momento em que saia do trabalho, em um Centro de Eventos de um shopping na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Geral

TSE retoma julgamento que pode cassar mandato do senador Jorge Seif

No último dia 4 de abril, o julgamento foi suspenso pelo presidente do TSE, Alexandre de Moraes, sob o argumento de que o relator, o ministro Floriano de Azevedo, não teria tempo de apresentar o seu voto.  

Baixar arquivo
Educação

Escolas de maioria branca têm melhor infraestrutura, aponta pesquisa

A análise foi feita pelo Observatório da Branquitude, que ressalta a vantagem de alunos brancos e a persistência da desigualdade racial no país. Um exemplo é a rede de esgoto, presente em 72% das escolas com predominância de brancos e em apenas 43% das escolas com maioria de alunos negros.  

Baixar arquivo